Alagoanos são destaque em maior competição internacional de Matemática para universitários

Agendaa 15 de agosto de 2022

Acima: alunos da equipe da Ufal fazendo provas da Competição Internacional de Matemática para Universitários: ouro, prata e duas menções honrosas

Uma medalha de ouro, uma medalha de prata e duas menções honrosas.

Na mais importante competição internacional de Matemática para estudantes universitários, a IMC (em inglês: International Mathematics Competition for University Students), organizada pelo University College de Londres, Alagoas alcançou na 29ª edição este ano seu melhor resultado na história.

O alagoano Jairon Henrique Nóia Batista, de União dos Palmares, foi um dos nove brasileiros a atingir este ano o primeiro prêmio (equivalente à medalha de ouro). Natural de União dos Palmares, Jairon ganhou há dois anos uma bolsa para estudar Matemática Aplicada na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, e já havia levado o segundo prêmio ano passado.

Jonatas Marinho, recém graduado em Matemática pela Ufal (e prestes a fazer Mestrado na Universidade Federal do Ceará), levou o segundo prêmio da competição este ano como integrante da equipe da Ufal (já tendo levado menção honrosa na edição de 2020).

Além dos medalhistas Jairon e Jonatas, Alagoas ainda teve dois participantes com menção honrosa na competição: Samuel Figueiredo, estudante de graduação da Ufal, e Jeann Rocha que, aos 17 anos, ainda está no terceiro ano do ensino médio – mas já cursou como aluno especial disciplinas de graduação e pós-graduação no Curso de Matemática da Ufal e da USP.

Todos os quatro estudantes (medalhistas e com menção honrosa) são oriundos de escolas públicas do interior e da periferia do Estado e foram descobertos pelo programa de treinamento de alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizado voluntariamente por professores do Instituto de Matemática da Ufal, muitos deles vencedores em outras competições nacionais e internacionais em edições passadas.

Esse é o caso, por exemplo, do professor de Matemática da Ufal Alan Pereira, líder da equipe da Ufal no IMC deste ano, que em 2010 levou a medalha de prata da Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM). No treinamento da equipe, ele contou com o suporte do aluno de Mestrado da Ufal Cícero Calheiros Filho, que recebeu menção honrosa na IMC de 2020.

“Esse resultado não seria alcançado sem esse ciclo contínuo de cooperação formado por ex-alunos e professores de Matemática da Ufal que se voluntariam para treinar e apoiar a participação de novas gerações nas competições”, diz o professor da Ufal Krerley Oliveira, Matemático premiado internacionalmente que, em 2017, foi selecionado nacionalmente para ser o técnico (líder) da delegação brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática daquele ano.

Segundo Krerley, apesar do programa da Ufal começar atrair apoios pontuais da iniciativa privada, o volume ainda não é suficiente, por exemplo, arcar com os gastos de inscrições e voos para a próxima  Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM), que acontecerá na Colômbia, onde a equipe de Alagoas teria ainda mais chances para conquistar premiações.

Quem quiser entrar em contato para fazer doações como pessoa física ou jurídica, pode entrar em contato no WhatsApp 82 982112002.