Dólar com. 5.0131
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
15/08/2022 às 18h10

Programa de bolsas na França está com inscrições até 19 de setembro

A Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que está aberta a seleção pública de projetos conjuntos entre pesquisadores do Brasil e da França nas áreas de Ciência Agronômica, Agroalimentar e Medicina Veterinária. O edital do Programa Capes-Brafagri, em parceira com a Direction Générale de l'Enseignement et de la Recherche du Ministère de l'Agriculture et de l'Alimentation, vai selecionar até dez projetos para estimular a pesquisa.

O prazo para o envio das propostas, com preenchimento do formulário de inscrição de projetos on-line e envio da documentação obrigatória, é dia 19 de setembro deste ano. Contudo, o candidato tem até o dia 13 de setembro para solicitar o cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira que ainda não esteja cadastrada no Sistema de Inscrições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o edital publicado, a proposta deverá ser apresentada simultaneamente no Brasil e na França. No Brasil, o processo será feito junto à Capes pelo proponente do projeto no país, de acordo com as exigências do edital e dentro dos prazos estabelecidos no cronograma. Na França, as propostas deverão ser elaboradas de acordo com as diretrizes do Comitê Francês.

Os principais objetivos do programa são fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível, por meio do intercâmbio de estudantes de graduação nos dois sentidos, com vistas à assimilação de conteúdos curriculares e metodologia de ensino em ambos os países.

Para mais informações sobre prazos e sobre o processo de inscrição, basta acessar o edital l1nq.com/JWAeD.

Fonte: Ascom Ufal