Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TRAKTO SHOW

Três tendências para o empreendedorismo e o marketing apontadas no Trakto Show 2022

Maior evento de negócios e inovação do Nordeste ocorre em megaestrutura montada no Centro de convenções de Maceió

Empreendedores de todos os segmentos devem estar sempre atentos às mudanças ocasionadas pelas novas tecnologias e pelo comportamento social. No Trakto Show 2022, que reúne especialistas de diversas áreas, as discussões que mais envolveram o público nesses dois primeiros dias apontam para três tendências no universo do marketing e do empreendedorismo.

O Trakto Show está na 5ª edição e ocorre entre os dias 18 e 20 de agosto. Consolidado como o maior festival de inovação e negócios do Nordeste, a iniciativa recebeu mais de 100 palestrantes e 6 mil participantes. Além disso, reúne exposições, palestras, atrações artísticas, premiações e lançamentos, em uma megaestrutura montada no Centro de Convenções de Maceió.

Leia também

Confira as tendências:

Educação empreendedora

Imagem ilustrativa da imagem Três tendências para o empreendedorismo e o marketing apontadas no Trakto Show 2022
| Foto: Douglas Júnior

Não é uma surpresa. Além de ser uma das expressões mais repetidas nas 60 palestras e rodas de conversas do primeiro dia do Trakto Show 2022, o assunto está em alta em diversas esferas, até no campo político. O tema aparece relacionado com a transformação digital em pequenas e grandes empresas, mas também está vinculado a atividades consideradas mais tradicionais, como o ensino público. Ensinar crianças, jovens e adultos a desenvolver uma mentalidade empreendedora, baseada na solução de problemas, passou a ser meta de variadas organizações. Na cultura empresarial, essa educação aparece na forma de montar times multidisciplinares para desenvolver projetos com base em metodologias específicas, como agile. Na universidade, o incentivo à educação empreendedora ocorre na criação de empresas juniores, como a JRS Consultoria, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), presente no evento.

Neuromarketing

Imagem ilustrativa da imagem Três tendências para o empreendedorismo e o marketing apontadas no Trakto Show 2022
| Foto: Douglas Júnior

Não é de hoje que se fala em explorar emoções e sentimentos para prever e até motivar comportamentos. Faz tempo que técnicas de propaganda e marketing guiadas apenas por argumentos racionais ficaram obsoletas, ainda mais em um mundo hiperconectado. Agora, as marcas têm desafios maiores para ficar na memória do cliente. Nessa seara, há uma série de técnicas e formatos de negócios nascendo e se transformando, inclusive as que usam os cinco sentidos (da visão ao olfato) para reforçar seu valor de mercado e reputação. Não é preciso conquistar somente a atenção, é conquistar a preferência… do cérebro. Felipe Naumann, que se apresentou no Trakto Show 2022, disse que o empreendedor precisa seguir quatro passos basilares para crescer com base no neuromarketing: provocar atenção, estimular sentimentos positivos, resgatar a memória afetiva dos clientes e reforçar os benefícios na relação com a marca. Vamos estudar psicologia?

Gamificação e ganho de escala na comunicação

Imagem ilustrativa da imagem Três tendências para o empreendedorismo e o marketing apontadas no Trakto Show 2022
| Foto: Douglas Júnior

Na acirrada disputa por atenção, empresas usam e abusam da criatividade na hora da ativação de marcas. Nos 40 estandes espalhados pelo Trakto Show 2022, ficou até fácil verificar diferentes formas de engajar participantes por meio de estratégias de gamificação, com premiações, compartilhamento de dados via mobile para alcançar benefícios e outras muitas. É por aí que a participação em um evento como este extrapola o espaço físico e pode ganhar escala. O segredo está na integração das plataformas de comunicação, o que permite ao consumidor ir de um link acessível via redes sociais ou QR Code a experiências imersivas – tudo muito instagramável porque, nesse universo, a imagem é tudo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas