Jogo desenvolvido no Brasil tem usuários internacionais

O ingresso na universidade nunca é fácil. Pensando nisso, um professor criou um jogo para celular com uma proposta diferente: exercitar os conceitos de matemática de forma lúdica.

Pensando sobre a dificuldade que os novos alunos sofrem ao ingressar na universidade, o professor Allan de Medeiros do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolveu um jogo interativo visando auxiliar e exercitar os conceitos de matemática na própria criação. Entenda.

Leia mais: Jogo de videogame é prescrito por médicos para tratar o TDAH

Chamado de Can U Control, o game é gratuito e está disponível para download em todos os dispositivos Android.

Sucesso em todo o mundo

Dentre os seus atuais usuários, estão os alunos da Universidade Federal do Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação (IFRN), mas o sistema conta também conta com o registro de jogadores em vários países ao redor do mundo, como: Grécia, Japão e Estados Unidos. Os estrangeiros conseguiram acesso ao jogo por meio do blog do professor que, motivado em ajudar os alunos que sofrem com a enxurrada de informações ao entrarem na faculdade, elaborou a experiência a fim de minimizar o impacto negativo sobre os calouros.

Em sua fala, o professor justifica o que o levou a produzir o jogo: “Quando chega aqui, é um bombardeio muito grande. Então para o aluno não é tão trivial. É pesado! Tem que fazer Pré-Cálculo justamente para ter uma transição suave, porque o negócio vai apertar. Então qualquer coisa que venha a facilitar ou ajudar a ligação dessa matemática abstrata com o mundo real é super mega útil. Esse aqui é um exemplo”.

A finalidade é aumentar a compreensão sobre a forma como o indivíduo recebe as informações, além de facilitar o desempenho do mesmo diante da matemática avançada. A proposta do jogo é muito simples: consiste em uma única forma de controle que se dá por meio da barra que movimenta o personagem na tela, movendo-o conforme as setas indicam. O objetivo é orientar o personagem até que ele atinja o alvo.

Ele é representação do problema matemático que, por vezes, não é de fácil compreensão. Dessa forma, a lógica por trás da brincadeira é acelerar o processo de compreensão sobre esse tipo de questões. O jogo foi produzido e desenvolvido totalmente pelo professor, que planeja disponibilizar o projeto para o iOS em breve.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.