Dólar com. 5.1109
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
24/08/2022 às 14h00

Política

Cícero Albuquerque defende reforma agrária, recuperação da Emater e incentivo a agricultura familiar como projeto de governo

Candidato ao governo pelo PSOL afirmou que esses projetos são essenciais para a superação dos programas de transferência de renda a médio e longo prazo, bem como auxiliam na melhor distribuição da riqueza

Divulgação

“Queremos implementar em Alagoas uma política de reforma agrária tocada pelo Estado”. Essa é uma das propostas do professor Cícero Albuquerque, candidato ao governo de Alagoas, para superar a médio e longo prazo os programas de transferência de renda e realizar uma política de distribuição de riquezas através da distribuição de terras para o povo alagoano.

A resposta foi dada durante entrevista ao programa Cidade Alerta, da TV Pajuçara, na noite desta terça-feira (23). Para Cícero, é importante fortalecer os programas assistenciais ao povo, mas é preciso entender que eles são transitórios e não permanentes e, para isso, construir políticas estruturantes que garantam ao cidadão a oportunidade de viver com o próprio trabalho e dignidade.

Para reduzir a dependência dos auxílios governamentais, Cícero irá realizar programas de incentivo à agricultura familiar, gerando linhas de crédito e recuperando a Emater, para prestar assistência técnica e extensão rural para que os agricultores alagoanos possam ser assistidos em sua produção.

“O que existe hoje [da Emater] é um arremedo de política de empresa para o campo, vamos fazer uma grande empresa e estruturar uma grande política de incentivo a agricultura familiar, estruturando uma rede de compras dos produtos dessas agricultores para que essa produção chegue à mesa do alagoano, especialmente do mais pobre, com preço subsidiado”.

Educação

Educador popular e professor universitário, Cícero tem o tema como parte do seu trabalho de vida. Entre suas propostas, durante a entrevista, ele citou a implementação de dedicação exclusiva de professores da rede estadual, além do investimento no ensino integral.

“A Uneal tem formado professores em larga escala, assim como a UFAL, então nosso problema não é mão de obra, mas sim políticas públicas que trabalhem de fato a educação como prioridade, não só como discurso de campanha. Eu sou professor há 34 anos e educação para mim é minha história de vida, é o meu ser. Digo aos colegas educadores e aos pais de família que têm filhos em escolas públicas que vamos priorizar a educação, sou e estou aqui pela oportunidade que tive de estudar”.

Para Cícero, educação pública de qualidade é um valor fundamental e significa democratização do acesso ao saber e maiores oportunidades para o povo. “É viável, possível e necessário. E nós faremos”, completou.

Fonte: Assessoria campanha O Povo Pode