OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

03/08/2022 às 14:34

Abertas inscrições para o curso Economia de Comunhão e Economias da Ufal

Estão abertas as inscrições para o curso sobre Economia de Comunhão e Novas Economias, que tem como proposta repensar cultura e economia voltadas para o bem-estar das pessoas e do planeta. O curso é parte integrante do Projeto Zumbido, sob a coordenação de Cristina de Souza Lira Gameleira, da Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

O curso será realizado de 9 a 24 de agosto, no formato virtual e é dotado de oito módulos, cada um com uma hora de duração. Tem como foco imersão conceitual, reflexiva e dialógica sobre as novas economias. Entre os conceitos a serem abordados estão Ecossistema de impacto, pobreza, novas economias, consciência sistêmica e vulnerabilidade. 

Segundo a coordenadora, além da imersão dialógica, o percurso formativo buscará compreender as contribuições que essas narrativas oferecem para a superação da crise ética atual. 

A realização do curso Economia de Comunhão e as Novas economias é em comemoração aos 30 anos da existência dessa experiência,  que transformou a vida de milhares de pessoas em termos de dignidade humana e oportunidade no mercado de trabalho. “É um movimento global pela erradicação da pobreza e que atua por um novo modo de pensar e de fazer negócios”, enfatiza Cristina Gameleira, vice - coordenadora de extensão da Faculdade de Serviço Social. 

O curso conta com a parceria do Instituto Mundo Unido (IMU) e da Associação Nacional Por uma Economia de Comunhão (ANPECOM). É direcionado a estudantes e professores da Ufal, equipe técnica do IMU, membros do Movimento dos Focolares Alagoas e a todas as pessoas interessadas. Será ministrado pela presidente da Associação Maria Helena Faller, doutora em Direito Socioambiental. 

Mais informações sobre o Instituto e Associação, acessar IMU e Anpecom. 

Ao final do curso os participantes terão aprendido sobre os fundamentos da economia de comunhão (edc) sua proposta de valor, teoria de mudança da organização que o sustenta, focos de atuação no Brasil, papel e perfil dos seus e das suas protagonistas. “Este envolvimento e instrumentalização irão proporcionar o surgimento de novos e novas protagonistas que desejam se comprometer com a mudança sistêmica proposta pelas novas economias, especialmente pela edc no campo da produção de conhecimento e em suas áreas de atuação”, diz. 

Orientação para se inscrever

O passo a passo para a inscrição, pela ordem, é o seguinte: fazer cadastro  no Sigaa clicando aqui e em “Ainda não possuo cadastro”. Em seguida, preencher o formulário, aguardar o e-mail de confirmação e ao recebê-lo confirme seu cadastro. Dando prosseguimento a inscrição, Acessar este link e em seguida inserir e-mail e senha. Clicar em cursos e eventos abertos e escolher o curso Economia de Comunhão e as novas economias. Clicar em inscrever-se (seta verde). Em seguida, preencher a instituição que representa e clicar em confirmar. Pronto, feita a inscrição. 

Para mais informações acesse o vídeo tutorial. Esclarecimentos e dúvidas, manter contato com Charles (82 8869-0266) e Ary (82 9104-3559).



Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.