Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Pandemia

COVID: QUASE 80 MIL CRIANÇAS ESTÃO COM ESQUEMA VACINAL INCOMPLETO

Apenas 36,88% das 126,5 mil que compõem a população pediátrica tomaram as duas doses da vacina

Por REGINA CARVALHO, RAYSSA CAVALCANTE e MARIANE RODRIGUES | Edição do dia 03/08/2022

Matéria atualizada em 03/08/2022 às 04h00

Maceió inicia a vacinação contra a Covid-19 com o uso da Coronavac em crianças de 4 anos
Maceió inicia a vacinação contra a Covid-19 com o uso da Coronavac em crianças de 4 anos | Ascom SMS

Em Maceió, mais de 79,8 mil crianças de 3 a 11 anos ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. Até o momento, apenas 36,88% dos mais de 126,5 mil que compõem a população pediátrica procuraram os pontos de vacinação e tomaram as duas doses. A Prefeitura de Maceió anunciou que nesta quarta-feira (3) inicia a vacinação contra a Covid-19 com o uso da Coronavac em crianças de 4 anos de idade, medida recomendada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS). Na capital alagoana, o imunizante estava sendo aplicado apenas em crianças imunocomprometidas entre 3 e 4 anos de idade. Nota técnica do Ministério da Saúde recomenda o uso da Coronavac, que será feito de forma gradual. Inicialmente, em Maceió, o imunizante estava sendo aplicado apenas em crianças imunocomprometidas entre 3 e 4 anos de idade.

De acordo com o MS, também não há mais recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir dos 3 anos de idade.

Com o avanço da faixa a ser imunizada, serão contempladas crianças de 4 e depois 3 anos de idade, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que devem tomar a segunda dose da vacina com o intervalo de 28 dias.

Para vacinar o público, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para Vacinação Infantil que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS. De acordo com a Gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 pode evitar complicações pela doença, hospitalizações e óbitos. “Os estudos já demonstraram a eficácia e efetividade da vacina Coronavac a partir dos 3 anos de idade. O imunizante é autorizado pela Anvisa, ou seja, seguro”, afirma. Locais de vacinação: Maceió Shopping, das 9h às 21h, de segunda a sábado; Pátio Shopping - de segunda a sábado das 15h às 21h, e domingo das 12h às 18h; Unidades de saúde que atendem crianças de 3 a 11 anos; II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) - 09h às 16h, de segunda a sexta; USF Cláudio Medeiros (Rio Novo) - 09h às 16h, de segunda a sexta; USF Paulo Leal (Feitosa) - 09h às 16h, de segunda a sexta; USF Arthur Ramos (Henrique Equelman) - 09h às 16h, de segunda a sexta; Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UFAL) - 09h às 16h, de segunda a sexta; US Durval Cortez (Prado) - 09h às 20h, de segunda a sexta e USF Ouro Preto - 09h às 16h, de segunda a sexta.

BOLETIM

O Boletim Epidemiológico das últimas 24 horas registrou, nesta terça-feira (2), 27 novos casos de Covid-19 e mais três mortes pela doença. Os dados são divulgados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com o boletim, Alagoas já contabiliza 7.073 mortes pela Covid-19 e 317.943 casos da doença desde o início da pandemia, em março de 2020. Nesta segunda-feira, 1º de agosto, a quantidade de novos casos confirmados da doença foi de 78 e quatro mortes.

Mais matérias desta edição