OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 06 de maio de 2024

30/08/2022 às 15:46

Pesquisadora da Ufal busca entender adoecimento mental nas vítimas do Pinheiro

Uma pesquisa realizada pela estudante do mestrado em Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Priscilla Souza dos Santos, quer descobrir o adoecimento mental das pessoas vítimas da instabilidade do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro em Maceió, Alagoas. Para isso, ela pede que os moradores e antigos moradores desses bairros, respondam à pesquisa disponível neste link.

A ideia é identificar a presença de transtornos mentais comuns em pessoas vítimas da instabilidade do solo nos bairros estudados. “A pesquisa apresenta como benefício a identificação do nível de ansiedade, o risco para depressão e a presença de transtornos mentais comuns em pessoas vítimas desse tipo de tragédia, e servirá como fonte de informação para novas pesquisas, e para criação de estratégias de intervenções a fim de melhorar a assistência em saúde no SUS”. Explicou Priscilla.

Sob orientação da professora Verônica de Medeiros Alves, do curso de Enfermagem, o estudo tem o intuito de subsidiar políticas públicas e intervenções de enfermagem que amenizem o sofrimento mental a médio e longo prazo nessa população.

Os resultados da pesquisa serão publicados em apresentações em congressos e outros eventos da área e o relatório científico será encaminhado aos órgãos públicos e privados envolvidos na temática em estudo. É possível participar da pesquisa até março de 2023.

Mais informações no endereço eletrônico: [email protected]

Ascom Ufal