Por Erik Maia, g1 AL

Médico preso em Passo de Camaragibe em 2019 foi acusado em dois processos de abuso sexual; ele conseguiu direito de responder processo em liberdade — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) reintegrou ao quadro de professores o médico Adriano Antônio da Silva Pedrosa. Ele estava afastado das funções desde 2019, quando foi preso por abusar de mulheres atendidas por ele em Passo do Camaragibe, no Litoral Norte de Alagoas. O médico foi condenado meses depois pela Justiça.

A reintegração do médico foi revelada pela Mídia Caeté e confirmada ao g1 pela assessoria de comunicação da Ufal, que informou que atende a uma decisão judicial. Pedrosa ainda responde a um processo administrativo na Universidade que apura denúncia de que ele teria abusado de uma adolescente durante uma consulta no Hospital Universitário.

Ainda segundo a Universidade, ao final da investigação administrativa, que tramita sob sigilo, Adriano Antônio da Silva Pedrosa poderá ser punido com advertência, suspensão ou demissão.

O g1 falou com o advogado Leonardo Moraes, que responde pela defesa do médico. Ele se limitou a informar que seu cliente responde pelo processo criminal em liberdade e que não pode passar detalhes sobre o caso pelo qual ele foi condenado ou sobre a processo administrativo que o professor é investigado na Universidade.

Os crimes pelos quais o médico foi condenado aconteceram em 2014, 2018 e 2019, em um posto de saúde em Marceneiro, povoado de Passo do Camaragibe, onde ele atendia. Adriano foi denunciado pelo Ministério Público em 2015 e em 2019 pelo abuso de, pelo menos, três pacientes.

“O crime praticado por ele tinha sempre o mesmo modo de agir: a vítima era despida dentro da unidade de saúde, mesmo não tendo procurado socorro para reclamar de quaisquer problemas ginecológicos e, após vestir uma luva em suas mãos, o médico molestava as pacientes sob o pretexto de investigar se elas estavam ou não com alguma doença nos órgãos genitais. Na verdade, essa era apenas uma desculpa usada por ele para praticar o abuso”, comentou o promotor Ary Lages na época das condenações.

VÍDEO: Médico é preso acusado de violentar pacientes

Mais uma jovem diz ter sido abusada pelo médico Adriano Antônio da Silva Pedrosa

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL