Interior

Novos fragmentos de óleo aparecem no Litoral Norte de Alagoas entre terça-feira (30) e quarta (31)

Material será encaminhado para análise em laboratório da Ufal e do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, no Rio de Janeiro

Por Lucas França com Tribuna Hoje 31/08/2022 15h44 - Atualizado em 31/08/2022 16h37
Equipes percorreram trechos do Litoral Norte - Foto: ICMBio

Foram coletados nesta terça-feira (30) 2,675 kg de fragmentos de óleo na praia de Carro Quebrado, no município de Barra de Santo Antônio. E nesta quarta-feira (31), uma pequena quantidade foi recolhida na praia de Morros em Passo do Camaragibe, também no Litoral Norte de Alagoas. A informação foi dada pela chefe da APA Costa dos Corais, Roberta Carvalho.

As coletas nestas localidades foram realizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Capitania dos Portos. E as amostras estão sendo enviadas ao Laboratório de Sistema de Separação e Otimização de Processos (Lassop), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, no Rio de Janeiro, para análises.

Fragmento de óleo encontrado na Praia de Carro Quebrado (Foto: ICMBio)

O ICMBio informa que estes fragmentos de óleo foram encontrados também no território da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, nos municípios de Tamandaré e São José da Coroa Grande, em Pernambuco, como também em Japaratinga, Porto de Pedras e Barra de Santo Antônio, em Alagoas. "As equipes do ICMBio permanecem em monitoramento e em contato com as Secretarias de Estado, de Meio Ambiente, da Defesa Civil, Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e a Marinha do Brasil".

De acordo com o Gerenciamento Costeiro (Gerco), do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), até o momento foram constatados alguns fragmentos de óleo na praia do Francês, localizada no município de Marechal Deodoro, e um tambor em Coruripe. Além de alguns pequenos fragmentos em Maceió, na praia de Ipioca. O Gerco do IMA/AL está em contato com o grupo de integração, que abarca todos os estados da Zona Costeira, com o objetivo de monitorar essas áreas. Ainda, o órgão ambiental alerta à população e aos gestores municipais que, ao se depararem com esse material nas praias, entrem em contato com o IMA imediatamente.

O material encontrado no litoral alagoano se assemelha ao identificado nas praias de Pernambuco, porém é mais viscoso e aderente.

Os órgãos de fiscalização ambiental investigam se o óleo que surgiu agora tem a mesma origem do que apareceu em 2019. O ICMBio e a Capitania dos Portos informaram que vão manter o monitoramento.

Manchas surgiram em 2019 no Litoral do Nordeste

As manchas de óleo atingiram e se espalharam no litoral do Nordeste em 2019,  em pelo menos 130 cidades de nove estados que registraram o ocorrido. Em 2021, elas voltaram a parecer. Em Alagoas, segundo um relatório do Ibama, mais de 20 pontos de praias registram as manchas na época. Cidades do Sudeste também foram atingidas com o óleo que foi identificado pela Polícia Federal (PF) após investigações como petróleo cru.

À época, a PF concluiu que o material teria sido despejado no mar por um navio petroleiro grego. Inclusive, os responsáveis pela embarcação foram indiciados por crimes ambientais.