Por g1 AL

Ufal oferta 400 vagas em curso de aprimoramento do ensino para jovens autistas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) oferta 800 vagas para dois cursos gratuitos de aprimoramento e qualificação no ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças com deficiência visual para professores da rede pública de educação básica. Para se inscrever, é preciso apenas apresentar um comprovante de educador da rede pública e ficar atento aos prazos.

O primeiro curso de aprimoramento é o "Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Saee) para educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da educação infantil". São 400 vagas; as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de setembro.

As inscrições são feitas exclusivamente de forma online. Veja neste link como se inscrever.

Entre os tópicos abordados no curso estão o desenvolvimento de crianças com TEA, as principais comorbidades e a necessidade do atendimento educacional.

O segundo curso, "Audiodescrição: estratégias de inclusão na Rede Pública de Educação Básica", também tem 400 vagas e acontece em sete módulos que terão momentos distintos, debates e o ensino de conceitos e práticas da audiodescrição. Serão 180 horas de aulas e os professores podem se inscrever até o dia 29 de agosto de forma online. Clique aqui para se inscrever.

Os cursos são executados pelo Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas (Iefe/Ufal) e pelo Núcleo de Acessebilidade da Universidade (NAC), na modalidade à distância, a partir de 9 de setembro. Ambos os cursos são financiados pelo Ministério da Educação (MEC).

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL