OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

09/08/2022 às 15:48

Ufal promove 2ª edição do Festival de Violão na Escola Técnica de Artes

Os alunos da licenciatura em Música e os amantes dos acordes do violão terão a chance de, durante dois dias, desfrutar da segunda edição do Festival de Violão da Universidade Federal de Alagoas, o 2º Fevufal. O evento acontece nesta terça-feira (9) e quarta-feira, na Escola Técnica de Artes (ETA), em Maceió, com convidado internacional. A programação na Ufal será gratuita, mas no concerto no Teatro do Sesc Jofre Soares será cobrado o ingresso.

O 2º Fevufal é uma parceria da Ufal com o Sesc Alagoas e busca promover e fomentar a prática de violão no estado. O festival terá uma atração internacional, o violonista espanhol Luís Alejandro Garcia, um dos vencedores do Festival Internacional de Guitarra José Tomás Villa de Petrer, que acontece todos os anos na Espanha. Por conta dessa premiação, Garcia vem ao Brasil fazer uma turnê em várias cidades nordestinas e Maceió é uma delas.

De acordo com o professor Milson Fireman, coordenador do evento, com apoio da Pavio Paraíba Violões está sendo possível incluir o músico espanhol na programação do 2º Fevufal. “Nós fizemos a primeira edição do nosso festival em 2018, mas por conta de questões financeiras e da pandemia da covid-19 ficamos três anos sem o evento. Agora, vamos fazer a segunda edição, com apoio do Sesc e da Pavio. Montamos nossa programação e incluímos o violonista espanhol, que fará uma masterclass e um concerto”, completou, acrescentando que a turnê de Luís Alejandro Garcia pelo Nordeste é organizada pela Pavio em parceria com associações e universidades. Veja o teaser da turnê que o músico fará em dez cidades.

A programação do 2º Fevufal começa nesta terça, às 9h30, com o professor Milson Fireman. Será na Sala 2 da ETA. Em seguida, Às 10h, acontece a masterclass com Luís Alejandro Garcia. À noite, às 20h, começa o concerto de Luís Alejandro Garcia, Jofre Soares. Os ingressos custam R$ 15,00 [credencial Sesc, estudantes, professores e idosos], R$ 20,00 para conveniados e R$ 30,00 para o público em geral.

Na quarta-feira (10), a programação começa às 9h, na Sala 2 da ETA, com comunicação científica e a participação dos músicos Wilbert Fialho, que abordará a Construção de acompanhamento para o violão de 7 cordas; Arthur César e José Fagundes, com o tema Aspectos didáticos do ensino de violão pelo Youtube. Fialho é alagoano, formado em Direito e Música pela Ufal, mestre em Música pela federal de Pernambuco (UFPE) e é considerado um dos violonistas clássicos mais notáveis de Alagoas.

Seguindo a programação, às 11h, haverá um recital com Arthur César, José Fagundes e João Gracindo. Às 15h tem relato de experiência com Mário Sales: O estudo diário e a preparação de repertório. “Será um momento muito interessante, com a participação de nossos alunos e ex-alunos também”, ressaltou Fireman.

O encerramento será às 16h, com recital de Mário Sales. “Mario é um ex-aluno nosso e premiado. Ele atualmente está cursando o bacharelado em violão clássico na UFG [Universidade Federal de Goiás], e participou recente de um concurso e foi premiado com o primeiro lugar na categoria Virtuoso II, numa competição internacional de música clássica, a London International Music Competition”, ressaltou Milson Fireman.

O quê: Festival de Violão da Universidade Federal de Alagoas, o 2º Fevufal
Onde: Escola Técnica de Artes (ETA) e Teatro do Sesc Jofre Soares