O desafio da UFAL de se reerguer no novo Governo

Instituições federais sofrem situação agonizante

Por 7Segundos com Assessoria 11/12/2022 07h07 - Atualizado em 11/12/2022 12h12
O desafio da UFAL de se reerguer no novo Governo
UFAL terá que se reerguer em novo governo - Foto: Reprodução

A situação financeira agonizante das universidades públicas brasileiras neste fim de ano encenado pelo governo Jair Bolsonaro traz um problema com o orçamento do ano que vem que já foi aprovado. As Universidades estão sem recursos para fazer os pagamentos mais básicos.

A Universidade Federal de Alagoas terminar o ano de 2022 com um bloqueio de recursos da ordem de R$ 9,5 milhões no limite de empenho. Isso significa que com mais esse corte, o Ministério da Educação afeta em cheio o encerramento do ano fiscal da Ufal e das demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que juntas perderam R$ 244 milhões.

"O rapa tacho" é consequência de mais um bloqueio feito pelo governo federal para tentar pôr as despesas nos eixos, depois da gastança desenfreada com intuito de reeleger o presidente Jair Bolsonaro.

“O governo raspou todo orçamento da Ufal que ainda não tinha sido executado. Isso prejudica a Ufal e todas as instituições federais de ensino superior também foram atingidas. Isso quer dizer que aquelas compras que estavam em andamento e os pagamentos de contratos de longo prazo, que chamamos de continuados, que seriam fechados agora na virada do ano, com obras, compra de automóveis, computadores e equipamentos, além de pagamentos de despesa com passagens e diárias e combustível, que não são continuados, estão comprometidos", disse o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo.

Ao novo governo, caberá recolocar no rumo a área mais importante para o futuro do país. E a equipe de transição da área já se reuniu com representantes para tentar dá um suporte no início do ano, para que as despesas mais urgentes sejam sanadas.