OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 03 de maio de 2024

14/12/2022 às 15:13

Arquivo Público recebe 90 crianças de projeto social da Vila Brejal

Crianças foram recepcionadas pelo Moacirzinho, mascote do Arquivo Público que homenageia o professor Moacir Medeiros de Sant’ana. Marco Antônio Crianças foram recepcionadas pelo Moacirzinho, mascote do Arquivo Público que homenageia o professor Moacir Medeiros de Sant’ana. Marco Antônio

Foi um dia diferente e de muita alegria, de muitos sorrisos e abraços, para 90 crianças atendidas pela Associação Sonho de Criança, da Vila Brejal, localizado no bairro da Levada, em Maceió. Na manhã desta quarta-feira (14), elas foram recebidas no Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão vinculado ao Gabinete Civil do Estado, para participar da 4ª edição do projeto Suquinho de Memória.

Com o tema “Folguedos Natalinos”,  as crianças aprenderam brincando sobre histórias e personagens dos autos natalinos da cultura popular alagoana. O pequeno Pietro Rodrigues, 9 anos, se apresentou pela primeira vez como o "pastor" no grupo de Pastoril da Associação Sonho de Criança,  na sua segunda vez de visita ao Arquivo Público." É a segunda vez que venho nesse passeio e a  primeira vez que me apresento no pastoril, estou achando tudo muito legal", disse Pietro.

Tainá, de 9 anos, e Maria Vitória, de 6 anos, também não escondiam a alegria da visita ao Arquivo Público. Elas participaram ativamente de todas as brincadeiras e ficaram atentas à contação de histórias,  interpretadas por Fátima Maia e tia Marcinha, da Rede Alagoana de Contadores de História. Entre as atividades muitas músicas natalinas, lanches e entregas de presente.

Para a presidente da Associação Sonho de Criança, Irmã Maria Teresa Dal-Lago, o projeto Suquinho de Memória é um momento muito importante para as crianças. "É um momento que elas se sentem valorizadas, amadas, recebem atenção e isso fica para sempre na memória delas", expressou Irmã Maria Teresa.

A Sonho de Criança funciona na Vila Brejal, no bairro da Levada, onde residem muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. "Nossa linha de trabalho é o de socialização dessas crianças, que dispõe de um local para passar o tempo quando não estão na escola, com atividades lúdicas", explicou Maria Teresa.

Moacirzinho também foi atração

As crianças foram recepcionadas pelo Moacirzinho, mascote do Arquivo Público que homenageia o professor Moacir Medeiros de Sant’ana, importante referência para a cultura memorialista em Alagoas, e pela Turma do Guerreirinho, grupo que remete a personagens tradicionais da cultura alagoana.

A superintendente do Arquivo Público, Wilma Nóbrega, disse que o projeto  Suquinho de Memória é uma atividade destinada à promoção da educação patrimonial para alunos do ensino infantil e fundamental. O projeto teve início em 2019, mas devido à pandemia do coronavírus, estava suspenso. "O projeto nasceu com a proposta de realizar atividades mensais, e cada edição tem uma temática. Essa edição teve como tema os Folguedos Natalinos, muito rico em Alagoas", explicou Wilma.

O projeto conta com o apoio do programa Criança Alagoana (CRIA), que incentiva a ludicidade e a leitura no processo de formação das crianças, além da parceria com o grupo de pesquisa Tatipirum/Relu, da Ufal, que subsidia o material educativo usado com as crianças.

Na visita ao Arquivo, às crianças têm oportunidade de conhecer o acervo que guarda a memória do Estado e aprendem até como fazer a higienização de livros e documentos. O projeto visa inserir as crianças no universo da construção da memória por meio de brincadeiras, jogos e apresentações culturais.  "Nossa intenção é que o projeto prossiga em 2023. Qualquer instituição e escola pode participar do projeto. A cada edição damos ampla divulgação do projeto e os interessados podem nos procurar para se inscrever com no máximo 100 crianças, devido ao nosso espaço ", acrescenta Wilma.

O Projeto Suquinho da Memória também se apresenta em todas as edições da Arena Programa CRIA. "Temos inclusive o selo CRIA e nossa intenção é levar.

Fábia Assumpção / Agência Alagoas