OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 03 de maio de 2024

14/12/2022 às 16:40

Consuni convoca estudantes em situação de desligamento ou com matrícula bloqueada

Uma resolução do Conselho Universitário (Consuni), publicada no dia 1º de novembro, “define parâmetros e prazos, em caráter transitório, para a regularização da vida acadêmica de estudantes da Ufal em condições de desligamento ou desligado por bloqueio, por baixo coeficiente de rendimento e por tempo de integralização decorrente do período da pandemia da covid-19”.

Segundo informações da professora Eliane Barbosa, coordenadora de Graduação (CCG/Prograd), mais de 2 mil estudantes estão com matrícula bloqueada, em condições de desligamento ou desligados, decorrente do período da pandemia da Covid 19. “Nesse sentido, foi necessário pensarmos em alguma estratégia transitória para regularizar a vida acadêmica desses estudantes”, ressalta a coordenadora.

Eliane explica que a resolução 25/2005 e as demais resoluções sobre desligamento e bloqueio de matrículas não tiveram como prever a problemática específica do período pandêmico, por isso não amparam a situação em que esses estudantes se encontram. “Os motivos que os levaram a essa situação durante a pandemia são os mais diversos, mas indicam as dificuldades criadas pelos efeitos da pandemia”, explica a coordenadora de Graduação.

Os casos mais frequentes que têm chegado à Prograd, segundo a coordenadora, são: “testaram positivo para a Covid e não conseguiram dar continuidade aos estudos, perda de parentes para a Covid, incompatibilidade de horários de trabalho e estudo, tendo que escolher o trabalho pois a situação financeira familiar se agravou, problemas psicológicos decorrentes da pandemia e do isolamento social, dificuldades de acesso à internet e equipamentos necessários para as aulas remotas, entre outros”, relata .

O prazo para os alunos solicitarem a devida flexibilização de matrícula é até 16 de dezembro. A solicitação deve ser realizada pelo aluno diretamente para a email da coordenação do curso utilizando o formulário específico. A convocação para regularização da vida acadêmica foi feita por e-mail e publicada no mural de resoluções do portal da Ufal. “Mas ainda precisamos de maior alcance de divulgação, pois os estudantes podem não estar atentos aos e-mails. A intenção da Prograd e oferecer, a quem está nessa situação, a oportunidade de concluir os cursos”, finaliza.

Ascom Ufal