Estudante de Alagoas é aprovado em 2º lugar para mestrado na USP

Por ALNB 15/12/2022 10h31
Estudante de Alagoas é aprovado em 2º lugar para mestrado na USP
Erick Phelipe Ramos dos Santos, 25 anos - Foto: Arquivo Pessoal

O estudante Erick Phelipe Ramos dos Santos, 25 anos, concluiu o Ensino Médio no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e está prestes a se formar em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No dia 23 de novembro, ele recebeu a notícia de que fora aprovado no mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), em 2° lugar.

“Passei 40 minutos só me tremendo e chorando de alegria ao ver meu nome no Diário Oficial do Estado de São Paulo e na lista de aprovados no mestrado da melhor Universidade do país e a terceira da América Latina. É a realização de um sonho é indescritível!”, disse Erick, que é assessor de Sustentabilidade da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Maragogi (SETURDE).

Filho da professora Maria Nazaré da Silva Santos, Erick é natural de Barreiros (PE). Chegou a Maragogi com 13 anos de idade, em 2010, após a grande enchente do Rio Una, que devastou a cidade pernambucana, localizada no Litoral Sul de Pernambuco.

Em Maragogi, ele concluiu o Ensino Médio no Ifal e, em seguida, ingressou na Ufal, onde está finalizando a graduação. Erick precisa correr contra o tempo. Esta semana, ele fechou a única disciplina que faltava para concluir a graduação e agora deve solicitar a colação de grau, de forma emergencial, para realizar a matrícula no mestrado da USP até fevereiro de 2023.

O filho da professora Maria Nazaré agora corre contra o tempo para colar grau de forma emergencial e fazer a matrícula no mestrado da USP“Eu preciso estar com tudo organizado até a segunda semana de janeiro, porque a previsão da matrícula é final de janeiro, início de fevereiro. Estou bem ansioso, naquela ansiedade para não faltar nenhum documento, mas crendo que dará tudo certo”, afirmou.

Caminho das Águas

Em Maragogi, Erick atua no Laboratório Didático Caminho das Águas, implementado pela organização não governamental Soluções Ambientais e a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

A iniciativa, que já foi tema de reportagem aqui no Alagoas Notícia Boa, busca sensibilizar crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Maragogi sobre a necessidade do uso racional e ambientalmente correto da água.

Em Maragogi, Erick atua no Laboratório Didático Caminho das ÁguasPara fazer o mestrado, Erick terá de se mudar para São Paulo. Ele pretende se especializar na área de avaliação de impactos ambientais e gerenciamento de ambientes costeiros, propondo soluções baseadas na sustentabilidade dos recursos naturais.

“Quem diria que um filho de professora assalariada, mãe solteira com três filhos, seria aprovado no IFAL, UFAL e agora na USP? Acreditem, lutem com garra, mergulhem no mundo do conhecimento e acreditem nos seus sonhos, pois tudo é possível para aquele que crê nas promessas de Deus. É através da educação que se impulsiona transformações nas vidas das pessoas”, incentiva Erick.