Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
29 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
16/12/2022 às 08h30

Cultura

Peça teatral retrata o trabalho em disciplina do curso de teatro

A peça será apresentada nesta sexta-feira,16, às 15 horas, no Laboratório de Corpo 2, no ICHCA , no Campus A. C. Simões

“Quando não se tem mais pra onde ir..” é a peça teatral resultado das aulas de Gestão da Educação e do Trabalho Escolar lecionada pelo professor Tiago Leandro, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foi elaborada pelo 5° período do curso de Teatro – Licenciatura. “Por ser uma turma de licenciatura em teatro pensei que o trabalho final poderia ser uma peça teatral com conteúdos trabalhados na disciplina. Fiz a proposta para a turma que prontamente aceitou o desafio”, destaca o professor. 

A peça será apresentada nesta sexta-feira,16, às 15 horas, no Laboratório de Corpo 2, no ICHCA , no Campus A. C. Simões.

A peça conta a trajetória de Amélia (Beatriz dos Santos) que é estudante insatisfeita com o modelo cívico-militar da sua escola que é dirigida pelo Comandante Almeida Junior (Manoel Lino) e que no decorrer da peça conhece Tuta (Aryelli Evely), que é uma menina pobre que nunca conseguiu vaga na escola. Com a iminência de uma privatização da escola, que passa a ser de responsabilidade do empresário Rick Williams (Ricardo Neves), Tuta e Amélia se juntam para protestar por uma escola pública e de gestão democrática. 

Durante a disciplina foram trabalhados três conceitos de escolas existentes na atualidade e que direcionam a forma de perceber sua função social, bem como o seu currículo e a gestão: a perspectiva  de gestão democrática, de modelo empresarial e a cívico-militar, que passou a ser implantada pelo atual governo através do decreto decreto 9.940, de 24 de julho de 2019. 

“É importante deixar claro que estamos falando de “modelos” ou seja, visões diferentes defendidas por setores, grupos da sociedade civil brasileira sobre como a escola deve funcionar. 

Estas visões de certa forma influenciam os currículos, fala o professor, o que pode ou o que não pode ser ensinado nas escolas; como deve ser a gestão, a participação da comunidade escolar, quais as regras serão estabelecidas, a formulação e a conteúdo das políticas educacionais. “São perspectivas que de certo modo impactam a dinâmica educacional e estão presentes no nosso dia a dia”

Ficha técnica:  

Texto e direção: Francisco Neves 

Elenco: Aryelli Evely, Beatriz dos Santos, Ricardo Neves, Manoel Lino de Messias e Waneska Regina 

Figurino: 

Emily Valentim 

Sonoplastia:

Manoel Lino de Messias 

Suporte técnico: 

LexA.S Dussivan-


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]