Gazeta de Alagoas
Nº 5696
Rural

SEMINÁRIO DA UNICAFES-AL APRESENTA NOVAS PRÁTICAS DE GESTÃO

Encontro reuniu representantes de 40 empresas alagoanas em debate amplo sobre o cooperativismo

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 17/12/2022

Matéria atualizada em 17/12/2022 às 04h00

Com a participação de representantes de 40 empresas, o Seminário das Cooperativas da Agricultura Familiar, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), apontou os caminhos para agricultura familiar com foco na implantação de novas práticas em gestão e governança.

Na avaliação do presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o seminário trouxe a possibilidade de inovação na agricultura familiar como, por exemplo, a contribuição do segmento para as transições energéticas. “As cooperativas da agricultura familiar saem mais fortalecidas e desafiadas a inovar com a implementação do crédito de carbono social. Dessa forma, o seminário passou a convergir nossas ideias e apontou caminhos interessantes para o pequeno agricultor”, afirmou.

Evento teve como foco a construção de um novo panorama para a agricultura familiar - Foto: Divulgação

Outra novidade apresentada pela Unicafes no seminário foi a parceria com o Núcleo de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para o fortalecimento do Núcleo de Capacitação do Cooperativismo Solidário (NECSOL). A parceria foi destaque durante o pronunciamento do pró-reitor de Extensão da Ufal, Cezar Candeias. “O cooperativismo passará a integrar a nossa estrutura de ensino com o ideal de disseminar a cultura coop na formação e atuação dos seres sociais”, enfatizou.

Mix

No total, o mix da agricultura familiar contempla 60 itens, que são produtos in natura, processados e ultra processados. Segundo presidente da Unicafes-AL, houve um crescimento em participação no mercado institucional para escolas nos últimos dois anos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo ele, o objetivo da Unicafes-AL, é cada vez mais profissionalizar o negócio agrícola familiar. “O seminário contribuiu para a construção desse novo panorama, com a Unicafes/AL liderando a oferta de capacitações com programas educativos sobre o negócio cooperativista e na outra ponta trazendo a formação sobre o mercado e a administração das nossas cooperativas.

Mais matérias desta edição