20/12/2022
Atualizada: 20/12/2022 13:03:43

A base docente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) definiu, na manhã desta terça-feira (20), durante assembleia geral online, a delegação da entidade para o 41º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES- SN), que será realizado na cidade de Rio Branco (AC), de 06 a 10 de fevereiro de 2023.

A assembleia, que iniciou em segunda chamada, às 10h, apresentou três pontos de pauta: informes, escolha dos delegados para o 41º Congresso do Andes-Sindicato Nacional e a crise orçamentária da Ufal.

No primeiro ponto de pauta, informes, a diretora de Política Cultural, professora Marta de Moura, falou sobre os encaminhamentos da reunião realizada com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), na última quinta-feira (15). No encontro, foi proposto um ato unificado contra os cortes orçamentários na universidade, a ser realizado nesta quarta-feira (21), na Praça Centenário, em Maceió, a partir das 16h30.

Mais informações sobre o ato serão posteriormente divulgadas nas redes oficiais da Adufal.

Escolha de delegados para o 41º Congresso do Andes-SN

O próximo ponto de pauta foi referente à eleição dos delegados que representarão a Adufal no 41º Congresso do Andes Sindicato Nacional, que ocorrerá de forma presencial, de 06 a 10 de fevereiro de 2023, na cidade de Rio Branco (AC).

De acordo com informação passada pelo Andes-SN, a Adufal tem direito a 10 delegados de base e um da Diretoria. Considerando isso, a vice-presidenta da entidade, professora Sandra Lira, apresentou na reunião a proposta da Chapa 1 - que no Congresso irá defender as teses do movimento Renova Andes - e seus respectivos delegados titulares e suplentes.

Por não haver nenhum outro grupo inscrito, a Chapa 1 foi votada pela base docente e aprovada por maioria. No total, a eleição para delegados contou com 92 votos, sendo: 88 votos favoráveis à Chapa 1; 1 voto contrário e 3 abstenções.

Compõe o grupo de delegados eleitos o professor Jailton Lira, presidente da Adufal, como representante da Diretoria. Pela base, integram a delegação as professoras e professores: Sandra Lira (Cedu), Celi Taffarel (Arapiraca), Irailde Correia (Cedu), Marta de Moura (aposentada), Terezinha Ataide (Fanut), Flávio Melo (Cedu), Jarbas Ribeiro (Arapiraca), Ailton Galvão (Ceca), Luciano Barbosa (CTEC) e Thiago Trindade (Delmiro), como titulares.

Crise orçamentária da Ufal

O último ponto de pauta da assembleia geral online tratou sobre a crise orçamentária na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O presidente da Adufal, Jailton Lira, iniciou a discussão e, logo em seguida, passou a palavra para a vice-presidenta, professora Sandra Lira.

Na sequência, outros/as docentes presentes na reunião também se inscreveram para compartilhar suas opiniões em relação ao assunto discutido, ressaltando em vários momentos a a importância da entidade e toda a base docente seguir com a mobilização das agendas de luta local e nacional.

“Nós vamos continuar com as tratativas com o seguimento estudantil para construir atividades conjuntas. Acho importante a gente manter essa articulação com o movimento estudantil, com o seguimento técnico/administrativo e manter a mobilização da categoria. Porque, apesar de começarmos um novo governo, os desafios são os mesmos”, ressaltou o presidente da Adufal, professor Jailton Lira.

41º Congresso do Andes-SN

O 41º Congresso do Andes-SN será realizado na cidade de Rio Branco (AC), de 06 a 10 de fevereiro de 2023, sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac Seção Sindical). Esta será a primeira vez que a capital acreana receberá um congresso do ANDES-SN.

O encontro terá como tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”.

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas