Dólar com. 5.1163
IBovespa 0.58
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
20/12/2022 às 15h00

Geral

Projeto do Museu de História Natural é contemplado em edital da SBPC

Escolas de nove municípios serão contempladas com oficinas para divulgação científica de forma lúdica e acessível

Divulgação

O Museu de História Natural (MHN) da Ufal vai espalhar conhecimento por todas as regiões de Alagoas a partir do ano que vem. É que o projeto SBPC vai a escolas alagoanas, proposto pelo biólogo do MHN, Carlos Fernandes foi contemplado no edital da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que selecionou algumas iniciativas de divulgação científica. Esse foi o único da Ufal escolhido para participar do Programa entre as 41 propostas selecionadas no Brasil.

A ideia é promover ações de educação e divulgação científicas itinerantes em municípios
alagoanos com baixos índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).  De acordo com Carlos, as atividades já terão início em fevereiro.

“Começaremos com a organização das oficinas e produção de materiais didáticos. A parte itinerante, de campo, está prevista para ser realizada no segundo semestre, entre julho e novembro nas cidades selecionadas. A confirmação das cidades se dará a partir do estabelecimento de parcerias com escolas públicas dessas localidades, o que será feito também entre fevereiro e junho de 2023”, explica.

O projeto vai contemplar as áreas de Ciências Biológicas; Educação Científica; e Educação
Ambiental e vai contar com nove colaboradores, entre mestres, doutores e graduandos que desenvolvem atividades em parceria com o Museu.

Com a seleção no edital, o projeto terá o financiamento de materiais de custeio como artigos de papelaria e impressões, bem como diárias e passagens para os membros da equipe nas viagens que farão durante a etapa itinerante.

“Em um cenário de recursos escassos para a área da educação, ter um projeto financiado acaba sendo uma das poucas formas de continuar ampliando a nossa atuação institucional em favor da alfabetização científica. Acreditamos que o acesso a bens científico-culturais é também uma forma de inclusão social”, contou Jorge sobre como receberam a notícia da contemplação com alegria.

Como será desenvolvido o projeto

O projeto proposto pelo Museu de História Natural está alinhado com a missão institucional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de contribuir para o enriquecimento científico da população, à medida que tem como objetivo difundir resultados de pesquisas, despertar a curiosidade, promover o conhecimento científico e o cuidado com a natureza, bem como disseminar valores e comportamentos voltados para a preservação, a educação e a cidadania socioambiental.

Serão nove municípios atendidos onde serão desenvolvidas quatro oficinas e um minicurso. As atividades são baseadas na execução de cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação de Qualidade; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água e Vida Terrestre.

De acordo com a projeto escolhido, a expectativa também é contribuir com a popularização das ciências em municípios alagoanos afastados dos grandes centros urbanos e com a formação de professores.

As oficinas vão ser realizadas com alunos da educação básica de escolas públicas. A primeira será Herpetofauna para crianças, sobre a biodiversidade de anfíbios e repteis de Alagoas com o objetivo de desmitificar crenças equivocadas que sustentam comportamentos de medo e aversão, responsáveis pela perseguição e morte de diversas espécies que pertencem a esses grupos de animais

Na oficina Meu primeiro herbário, as crianças vão aprender mais sobre a diversidade da flora alagoana com o objetivo de apresentar o que é um herbário e destacar a importância de coleções científicas botânicas.

O tema Sustentabilidade para crianças vai utilizar quadrinhos da Turma da Mônica para abordar a agenda dos ODS. E a última oficina será Quelônios de Alagoas, que vai focar na conscientização para a conservação das espécies de tartarugas alagoanas.

Para encerrar a programação, o grupo promoverá o minicurso Ensino de Ciências da Natureza em contexto híbrido: possibilidades e desafios. Todas essas atividades serão desenvolvidas na modalidade presencial e de curta duração.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]