Ufal aprova projeto em edital de equidade de gênero do Reino Unido A parceria envolve três universidades brasileiras e uma britânica.

Lenilda Luna / Assessoria Ufal

08 dez 2022 - 11:38

Foto: Divulgação

Um projeto apresentado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com mais duas universidades brasileiras, foi aprovado no edital Mulheres na Ciência: Chamada para Parcerias de Igualdade de Gênero Brasil-Reino Unido 2022.

“O objetivo da chamada é influenciar o desenvolvimento de políticas e práticas institucionais que permitam o estabelecimento da equidade de gênero na ciência e tecnologia em instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil”, destaca a apresentação da British Council.

O resultado foi publicado no dia 28 de novembro e a implementação do projeto vai acontecer no período de janeiro de 2023 a janeiro de 2024. A Universidade britânica que vai desenvolver o projeto integrado pela Ufal é a University of Wolverhampton.

A coordenação é da professora Magna Suzana Alexandre Moreira, coordenadora do Laboratório de Farmacologia e Imunidade (Lafi) e coordenadora de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep). Mas outras pesquisadoras compõe a equipe na UFAL: a professora Aline Cavalcanti de Queiroz (Ufal-Arapiraca e também pesquisadora do Lafi) e a pós-doc Letícia Lopes, que capitaneou a colaboração com o Reino Unido.

O edital tem o objetivo de intensificar parcerias de instituições brasileiras com as instituições britânicas certificadas pela Athena Swan Charter, uma organização que reconhece “boas práticas em instituições de ensino superior e pesquisa para o avanço da igualdade de gênero”.  Segundo Magna, são propostas para fortalecer a participação das mulheres nas Ciências, superando os desafios que dificultam o protagonismo das cientistas em suas áreas de atuação.

A colaboração da Ufal com a University of Wolverhampton (UW-UK) se deu através da pós-doutoranda do Laboratório de Farmacologia e Imunidade, Letícia Lopes, com a professora Olivia Corcoran, que atua na área de Química Medicinal, no Departamento de Ciências da Vida  (UW-UK), e foi sua supervisora de estágio pelo programa Ciência sem Fronteiras.

“A professora Olivia declarou interesse em colaborar com a Ufal para concorrer neste edital. Fizemos a proposta, juntamente  com mais duas universidades do Brasil, alinhamos o projeto em uma semana e fomos aprovados”, comemora Magna.

A Pós-doc Letícia Lopes relata que “essa parceria é importante para estreitar os laços entre o Reino Unido e a Ufal, podendo abrir caminhos para novas parcerias e através do presente projeto, estimular a equidade de gênero nas pesquisas científicas, principalmente nas áreas STEM, as quais possuem maioria de seus representantes homens. Esperamos que esse projeto possa abrir portas para nossos estudantes”.

O desenvolvimento do projeto prevê algumas ações para mostra de dados, sendo duas reuniões presenciais e cinco virtuais. “A primeira reunião presencial será em abril de 2023, aqui no Brasil.  “Contaremos com os representantes do UK,  Ufal, UFRJ e UEMA. No final do projeto, a reunião presencial de avaliação acontecerá no Reino Unido”, informa a coordenadora.