Educação

Restaurante Universitário fecha as portas na UFAL após cortes do Governo Federal

Reitor Josealdo Tonholo teme não ter condições de iniciar as aulas no próximo ano

Por 7Segundos 08/12/2022 08h08
Restaurante Universitário na UFAL - Foto: Assessoria

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, divulgou um vídeo na noite desta quarta-feira (07), anunciando medidas emergenciais após os sucessivos cortes do Governo Federal, das verbas destinadas a instituição. Entre elas, o fechamento temporário do Restaurante Universitário.

O corte de R$ 9,5 milhões promovido pelo Ministério da Educação afeta em cheio o encerramento do ano fiscal da Ufal e das demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que juntas perderam R$ 244 milhões.

"Todo nosso time vai trabalhar arduamente naquilo que é possível para garantir o funcionamento ao máximo do que for possível, mas algumas ações deverão ser tomados, em nível emergencial, como por exemplo, o fechamento do restaurante universitário, pelo absoluta falta de comida. Teremos problemas com o pagamento de bolsas e fornecedores", explicou.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, lamenta mais essa perda e ainda não sabe se esse limite de bloqueio vai ser reposto.

Outra grave situação que preocupa o reitor é que, além dos dois meses de dívida que vão passar para o próximo ano, está previsto um orçamento 12% menor que o de 2022.