Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > MACEIÓ

UFAL aprova obrigatoriedade do passaporte da vacina para acesso ao campus

Aulas presenciais da universidade retornam no dia 21 de março; nova reunião deve acontecer na terça (8), para alinhamento dos planos de retomada

Em reunião nesta terça-feira (1º), o Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal para acesso ao campus e demais espaços da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O retorno das aulas presenciais também foi aprovado, com 93% dos votos, para o dia 21 de março.

O reitor Josealdo Tonholo foi o presidente da sessão e procedeu ao regime de votação. “A sessão continua aberta e será retomada na próxima terça-feira, para detalhamento dos planos de retomada do ensino presencial”, disse.

Leia também

No momento, para fundamentar o debate do retorno das aulas presenciais, a equipe da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), representada pelo pró-reitor Wellington Pereira, mostrou dados dos questionários relativos ao total de técnicos e docentes que apresentam comorbidades e devem continuar em atividades remotas.

"Pouco mais de 7% dos docentes e 6% de técnicos estão nessa situação. Para os técnicos que estão em trabalho presencial, estabelecemos o rodízio e iniciamos testagens periódicas, com o auxílio da vice-reitora, professora Eliane Cavalcanti", informou Wellington.

Há a equipe Pró-reitoria de Graduação, (Prograd), representada pelo pró-reitor Amauri Barros, apresentou o cenário local e nacional, com relação a situação das demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

"Em torno de 11 universidades devem iniciar o segundo semestre em março e estão avaliando se farão essa retomada de forma presencial ou não. Em relação a Ufal, temos realizado vários componentes curriculares já de forma presencial e não chegamos a parar totalmente nenhum semestre, já que no momento mais agudo da pandemia, no primeiro semestre de 2020, estabelecemos o Período Letivo Excepcional (PLE)", disse.

Também presente na reunião, o professor Vladimir Caramori, diretor do Centro de Tecnologia (CTEC), apresentou uma síntese das ações necessárias e premissas para o retorno presencial, elaboradas por uma comissão com representantes das Unidades Acadêmicas, considerando a possibilidade de retorno híbrido. "O Conselho do CTEC, reunido em 28 de janeiro, se posicionou favorável a trabalhar o retorno presencial, mediante algumas condições básicas, como observar ciclo vacinal e considerando protocolos de biossegurança, com flexibilidade de acordo com o avanço dos cenários."

O detalhamento de ações com foco na biossegurança foi apresentado pela professora Alessandra Leite, da Faculdade de Medicina (Famed), com previsão de passaporte vacinal, testagens periódicas, uso obrigatório de máscaras de forma eficiente e correta e disponibilização de itens para higienização.

Os conselheiros ouviram ainda as contribuições das entidades sindicais, como Sintufal e Adufal, que realizaram assembleias para deliberar sobre as condições de retorno às aulas presenciais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store