Cidades

Morre aos 79 anos o professor Radjalma Cavalcante

Sepultamento será realizado nesta terça-feira (1), às 16h, na Capela 04 do Campo Santo Parque das Flores

Por Assessoria 01/02/2022 00h12
Morre aos 79 anos o professor Radjalma Cavalcante
Reprodução - Foto: Assessoria
A Universidade Federal de Alagoas comunicou a morte do professor aposentado Radjalma Cavalcante, ocorrida nesta noite de segunda-feira (31) em Maceió, aos 79 anos de idade, após uma batalha contra o câncer. O sepultamento será realizado nesta terça-feira (1), às 16h, na Capela 04 do Campo Santo Parque das Flores. "Com tristeza recebo a notícia da passagem do professor Radjalma", disse o reitor Josealdo Tonholo. Sua vida foi a Ufal. Aqui foi estudante de Economia, presidiu o DCE durante o regime militar. Foi professor do antigo CCSA, hoje FEAC. Gestor competente, liderando a pró-reitoria de Planejamento em tempos muito difíceis. “Acima de tudo um pensador, que contaminava a todos com suas histórias e aconselhamentos. Radjalma é Ufal e vai ser sempre Ufal. Que Deus dê energia à sua família neste momento difícil. # Radjalma Presente!” Radjalma era aposentado do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas(Ufal),onde exerceu atividades docentes na instituição por 44 anos e lecionou disciplinas como Formação do Mundo Moderno e Contemporâneo e Formação da Sociedade Brasileira. Era economista, professor e ex-pró-reitor de Planejamento. Exerceu a presidência da Adufal em 1985 e desde os primórdios da entidade se comprometeu com a defesa da educação, lutando pelos direitos da categoria docente e participando ativamente das mobilizações da categoria. “Radjalma foi um companheiro de luta que sempre estava presente na Adufal, sempre muito gentil e educado com todos nós e não podemos mensurar a dor dessa perda. Será lembrado com muito carinho por todos nós da Adufal pela sua contribuição histórica com o movimento sindical docente”, relata o presidente da Adufal, professor Jailton Lira. “Ele foi lotado no ICS, mas ensinou no curso de Serviço Social, desde a Escola Padre Anchieta até a Faculdade de Serviço Social, inclusive como professor voluntário. Foi militante do movimento docente também, uma pessoa muito querida, muito comprometido com as lutas da Universidade”, ressaltou a professora Reivan Marinho. “Grande Radi, perdem a Ufal, a educação e a economia e os amantes de uma boa pelada, armador por excelência. Foi professor , pró-reitor, delegado do Mec e militante de sua entidade de classe.Nossos sentimentos à família enlutada, em especial, à sua Esposa e companheira Tânia, também professora do Curso de Serviço Social.”,ressalta o colega servidor Avelar Brandão. A professora Cristina Camelo falou sobre o colega: ele foi e será lembrado por mim como um professor que se dedicou muito às lutas por uma universidade pública e gratuita. Era eloquente e sagaz em seus posicionamentos e da linha de frente nas inúmeras greves que a Ufal passou. “Ao mesmo tempo, era um colega brincalhão e atencioso. Perdemos mais uma pessoa que se esforçou para contribuir para uma sociedade mais justa, utilizando o coração e o raciocínio” Nascido em Maceió, no dia 20 de agosto de 1942, ele era casado com a professora aposentada do curso de Serviço Social da Ufal Tânia Vasconcelos Cavalcante, pai do jornalista Rodrigo Cavalcante e do professor Felipe Cavalcante.