Estudantes da Ufal precisam apresentar comprovante de vacina contra Covid no ato da matrícula

Professores e corpo técnico também precisam informar sobre situação vacinal. Retorno presencial das aulas está marcado para 21 de março.

Por g1 AL

Consuni apresenta Plano de Retorno Presencial das atividades acadêmicas da Ufal — Foto: Magda Ataíde/G1

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou o Plano de Retorno Presencial das atividades acadêmicas, com os principais pontos já aprovados e ações que estão sendo colocadas em prática. Entre eles, a apresentação da ficha vacinal no ato da matrícula para os estudantes.

O retorno presencial das aulas está marcado para o dia 21 de março.

Os servidores, sejam eles professores ou corpo técnico, também devem apresentar a ficha vacinal para seus superiores imediatos. O Consuni começou a debater o retorno presencial das aulas na reunião do dia 01 de fevereiro, quando foi aprovada a exigência do comprovante de vacinação contra Covid.

A ficha vacinal deve ser baixada através do ConecteSUS, do Ministério da Saúde. Os servidores devem encaminhar, através de um link, as informações para a chefia imediata. Já os alunos, devem anexar as informações sobre a vacinação no ato da matrícula das disciplinas presenciais.

O Plano diz que a coordenação do curso pode excluir a matrícula em disciplinas presenciais dos estudantes que não anexarem as informações. As situações de recusa em disponibilizar a ficha vacinal ainda serão normatizadas.

O Consuni reforçou que os servidores que apresentam comorbidade vão continuar no trabalho remoto. Além disso, foram apresentados os resultados do levantamento dos espaços físicos, com avaliação das condições de biossegurança, feito por uma comissão.

As direções das Unidades Acadêmicas terão que adequar as atividades e apresentar as demandas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“Temos muito ainda o que resolver até março, avaliando sempre a situação da pandemia de covid-19. A sessão continua na próxima semana”, disse o reitor Josealdo Tonholo.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL