Dólar com. 5.126
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/02/2022 às 12h49

Geral

DPU garante ingresso na graduação para alunos de cursos técnicos com ensino médio concluído

Sentença que permite matrículas no Instituto e na Universidade Federal de Alagoas foi proferida na última quarta-feira (9)

A 3ª vara da Justiça Federal de Alagoas julgou parcialmente procedente ação civil pública (ACP), proposta pela Defensoria Pública da União (DPU), com pedido para que a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) admitam a matrícula - em seus cursos de ensino superior - de alunos egressos de cursos técnicos integrados de nível médio. Agora, os estudantes poderão realizar a matrícula, desde que aprovados em todas as disciplinas relativas ao ensino médio, com a carga horária pertinente aos três anos do ensino médio, ainda que pendentes as disciplinas do ensino profissionalizante.

De acordo com o defensor regional de Direitos Humanos da DPU em Alagoas, Diego Bruno Martins Alves, o objetivo da ação é garantir o pleno acesso à educação superior. O defensor relata que, frequentemente, estudantes procuram a DPU no início do ano letivo, relatando dificuldades para efetuar a pré-matrícula nas duas instituições em cursos de graduação – mesmo com a aprovação no vestibular. Apesar de cumprida toda a grade curricular referente ao ensino médio, a não conclusão de matérias de caráter técnico/profissional acaba excluindo os candidatos, tendo como base regras explícitas ou implícitas nos editais.

A DPU em Alagoas já protocolou diversas ações individuais para resguardar os direitos dos candidatos. No entanto, a situação se repete todos os anos, já que muitos estudantes não conseguem realizar a matrícula no ensino superior.

"O que importa para ingresso na graduação é o cumprimento da grade curricular pertinente ao ensino médio, sendo irrelevante o fato de o cidadão ainda estar cursando a matéria de prática profissional ou ter perdido matérias relacionadas exclusivamente ao ensino técnico", destacou o defensor no pedido.

Fonte: Ascom DPU