OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

14/02/2022 às 13:53

Professor da Ufal toma posse em Conselho Federal da OAB

Fernando Falcão tem quase 20 anos de docência e reforça que olhar do Conselho também é para o ensino jurídico Fernando Falcão tem quase 20 anos de docência e reforça que olhar do Conselho também é para o ensino jurídico

Por Manuella Soares - jornalista

O professor Fernando Falcão, da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/Ufal), tomou posse como conselheiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A solenidade aconteceu em Brasília, no último dia 1°, após eleições de classe ocorridas no mês de novembro.

É função do Conselho velar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia; representar, com exclusividade, os advogados brasileiros nos órgãos e eventos internacionais da área; editar e alterar o Regulamento Geral, o Código de Ética e disciplina, e os provimentos necessários; e assegurar funcionamento dos Conselhos Seccionais, dentre outras competências.

Falcão falou sobre as expectativas de representar a classe no Conselho Federal da OAB: “Diante de um quadro de tantas incertezas e de tantas dificuldades que a pandemia trouxe a todos os brasileiros, tenho a expectativa de, junto aos meus pares, trabalhar incansavelmente em favor das pautas mais importantes para a advocacia brasileira, a exemplo da defesa das prerrogativas dos advogados, da luta pela melhoria dos honorários profissionais e da abertura do mercado de trabalho para os advogados iniciantes”, destacou.

Mestre em Direito pela Ufal, Fernando vai completar, em maio, 20 anos de docência na FDA. Ele reforça que também é competência do Conselho buscar a melhoria do ensino jurídico no Brasil e fala sobre suas inspirações na academia.

“Tenho muito orgulho em fazer parte do quadro de docentes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas. Nossa instituição de ensino é reconhecida nacionalmente pela qualidade de seu ensino jurídico e pelos grandes juristas que muito já contribuíram para as Ciências Jurídicas, a exemplo dos professores Marcos Bernardes de Mello e Paulo Lôbo”, citou, enfatizando que espera “continuar a honrar a tradição da FDA de bem servir à sociedade brasileira”.

Junto com o professor Fernando Falcão, tomaram posse os novos representantes de Alagoas no Conselho Federal da OAB: Cláudia Medeiros, Sérgio Ludmer e Marcos Mero Júnior. O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça e ex-professor da Ufal, participou da cerimônia que também marcou a posse do novo presidente nacional da OAB, José Alberto Simonetti.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.