Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/02/2022 às 12h42

Geral

Expedição Científica no Rio São Francisco terá novidades na edição 2022

Barco-saúde e ampliação de atividades científicas estão entre as novidades da 5ª edição, de 3 a 13 de novembro

Divulgação

Os meses de fevereiro e março serão marcados por diversas reuniões entre parceiros públicos e privados e coordenação da Expedição Científica, realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na Região do Baixo São Francisco. Na pauta central, a ampliação das diversificadas ações científicas e de extensão direcionadas às comunidades ribeirinhas de municípios alagoanos e sergipanos contemplados pelo evento científico. 

Estratégias para dotar a expedição de barco-saúde para a ampliação das ações nessa área vêm sendo trabalhadas, além de atendimentos relacionados à saúde bucal, testes de RTs -PCR, prevenção de AVC (Acidente Vascular Cerebral), cirurgias de edemas cutâneos, dentre outros. 

A equipe esse ano está se empenhando para que as ações  se estendam também à saúde da mulher e à realização de exames bioquímicos em comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas.  

A 5ª. Expedição Científica será de 3 a 13 de novembro e é considerada o evento cientifico de maior projeção em águas brasileiras. O município sergipano Gararu foi incluído esse ano no roteiro da expedição para receber a equipe de pesquisadores. 

Sobre o trabalho empreendido que visa a cada edição ampliar as ações em conexão com as demandas existentes na região, o coordenador geral Emerson Soares ressalta: “nas metas para a edição de 2022 estão o Selo de Indicação Geográfica de produtos como mel e bordados, como também a criação de um Bosque da Ciência. Outra meta, alvo do trabalho, é dar início as tratativas Startup da água e aquário de integração com o Museu do Velho Chico”. Também estão programadas a produção de um livro, de dois documentários e de cartilha de informação para a população ribeirinha. 

As metas de ampliação contemplam também as tratativas para implementar o primeiro acordo de pesca na Região do Baixo São Francisco. A discussão e modernização de portarias de defeso das espécies reofílicas da região, está no alvo de atividades a serem realizadas pela equipe expedicionária.

Na pauta de discussão para a ampliação do evento está a seleção de novas áreas de pesquisa com a execução de projetos, como o de chipagem de juvenis de espécies nativas e acompanhamento das áreas povoadas. A criação de um novo Programa de Biomonitoramento,  já está  em andamento,  implementação do projeto para reaproveitamento das macrófitas aquáticas e  o reflorestamento de duas áreas marginais na região do Baixo São Francisco,  estão  também no elenco de prioridades. 

Quanto ao empenho para a ampliação da Edição de 2022, segundo o professor Emerson Soares, há perspectiva de parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) com selo da instituição. E no contexto de parcerias com prefeituras ribeirinhas, com consolidada interação da equipe com o poder público, em diversas atividades, ele destaca  o interesse de impulsionar o turismo ecológico e de instalar o Fórum de Prefeitos do Baixo São Francisco, estreitando, assim, cada vez mais, os laços com o poder público “A exemplo das demais edições, prefeituras de Alagoas e de Sergipe estarão engajadas marcando participação nas ações traçadas e realizadas, em parcerias, com êxito”,  frisa ele. 

 Doação de material escolar e de equipamentos como notebook e outros equipamentos tecnológios para escolas ribeirinhas,  continua na diversificada programação de atividades da expedição, assim como a continuidade do trabalho de catalogação e mapeamento dos sítios arqueológicos submersos.  Quanto à instalação de fossas agroecológicas, realizada por meio de parcerias, o coordenador diz que a meta este ano é que contemple mais seis comunidades ribeirinhas. 

Nas parcerias já confirmadas para a 5ª edição estão o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas (SEMARH-AL), Pedreira Triunfo, além de algumas prefeituras ribeirinhas, universidades e instituições de pesquisa  e também de assistência técnica. 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), também são parcerias já confirmadas e de relevante importância para a realização do evento. 

Sobre o tema da próxima edição, mesmo ainda não definido, Emerson diz que a ideia a ser trabalhada já foi definida: “Do Litoral ao Sertão, Ciência, Saúde e Educação, e aproveitou para  anunciar outra novidade: “A  equipe está tentando construir projetos desenvolvidos dentro da expedição que poderão resultar na primeira defesa de mestrado em uma das cidades alvo dos estudos científicos durante a realização do evento, com temática dentro da linha de selo de indicação geográfica”. 


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]