Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

UFAL aprova calendário acadêmico e retoma aulas presenciais no dia 21 de março

Por causa padnemia, medidas de segurança foram debatidas; uso de máscara e distanciamento social serão imprescindíveis

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) retomou, nesta terça-feira (15), a sessão ordinária para análise do cenário da pandemia de covid-19 e discussão sobre viabilidade de retorno presencial. O indicativo de retomar aulas presenciais a partir do semestre 2021.2, no próximo 21 de março, já foi aprovado no início de fevereiro, mas, na sessão de hoje, foi aprovado o calendário acadêmico-administrativo do ensino de graduação.

Para chegar ao documento final, foram debatidas todas as alterações necessárias e, assim, foi aprovada por unanimidade a resolução que homologa, com modificações, a resolução nº 61/2021. Nela, está estabelecido o calendário acadêmico-administrativo do ensino de graduação para os semestres letivos 2021.1 e 2021.2 dos quatro campi da Ufal, no contexto da pandemia do novo coronavírus [Sars-cov-2], para retorno presencial no dia 21 de março.

Leia também

A sessão foi presidida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti já que o reitor Josealdo Tonholo está em Brasília para tratar de assuntos de interesse da Universidade. O pró-reitor de Graduação, professor Amauri Barros fez uma exposição inicial sobre dos avanços nas resoluções. “Destacamos que esta reunião de hoje é a quarta do Consuni que trata dessa temática; de forma contínua, colaborativa e democrática”, ressaltou o pró-reitor.

Os conselheiros se debruçaram sobre a revisão da resolução 61/2021, de 14 de setembro do ano passado, que trata do calendário acadêmico. “Este esforço de organizar todos os aspectos administrativos é importante, pela ansiedade dos estudantes com a volta às salas de aula físicas. Principalmente os que estão no 4º período e ainda não tiveram a oportunidade de vivenciar a universidade”, refletiu a professora Iracilda Moura, diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

Medidas de segurança

As questões das salas de aula com condição de distanciamento e a exigência de EPIs, como máscaras adequadas, que garantam efetiva proteção contra a Covid-19, também foram assuntos bastante debatidos. As professoras Lígia Ferreira e Rita Lima destacaram o uso de máscaras pelos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libra). “O uso obrigatório de máscaras específicas também se aplica na comunicação dos tradutores, docentes, estudantes e técnicos administrativos surdos”, propuseram as docentes.

No chat da transmissão no canal da Ufal no Youtube, a participação mais uma vez foi intensa. Os estudantes, principalmente os que moram fora de Alagoas e estão acompanhando as aulas on-line, manifestaram a preocupação com o tempo para organizar a mudança para o estado. "​Tinha que decidir logo! Quem mora em outro estado precisa se organizar se for presencial”, escreveu a estudante Rafaella Storino Campos, no chat.

Entre os vários encaminhamentos definidos, os conselheiros debateram o que fazer com as pessoas que forem infectadas. Nestes casos, os encaminhamentos serão dados de acordo com os direitos assegurados e as normativas vigentes, ou seja, as aulas presenciais continuam, com o afastamento dos que estiverem com covid-19. “Os professores não podem dar aula, mesmo on-line, quando estiverem de licença médica. O teste já estabelece o direito de afastamento", ressaltou a professora Sandra Lira, da direção da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal).

A professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito, reforçou a preocupação com o direito ao tratamento da saúde. “Não temos o que discutir nesse campo. A Justiça Trabalhista está deliberando pelo direito ao descanso e recuperação, mesmo na iniciativa privada. Os professores e professoras que estiverem infectados, não podem trabalhar, nem de forma remota. Isso seria uma afronta ao direito de preservar a própria saúde”, enfatizou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas