Aulas presenciais da Ufal iniciam dia 21 de março, decide Conselho Universitário

Por Sidinéia Tavares/Redação com Ascom Ufal 16/02/2022 09h09 - Atualizado em 16/02/2022 09h09
Por Sidinéia Tavares/Redação com Ascom Ufal 16/02/2022 09h09 Atualizado em 16/02/2022 09h09
Campus Ufal Arapiraca - Foto: Ufal Arapiraca (Foto: arquivo)

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiu que as aulas presenciais deverão ser retomadas a partir do semestr 2021.2, no próximo dia 21 de março. A aprovação da data já havia ocorrido anteriormente, mas na última terça-feira, 15, foi aprovado o calendário acadêmico-administrativo do ensino de graduação.

Para chegar ao documento final, foram debatidas todas as alterações necessárias e, assim, foi aprovada por unanimidade. Na decisão ficou estabelecido o calendário acadêmico-administrativo do ensino de graduação para os semestres letivos 2021.1 e 2021.2 dos quatro campi da Ufal.

Os conselheiros se debruçaram sobre a revisão da resolução 61/2021, de 14 de setembro do ano passado, que trata do calendário acadêmico. “Este esforço de organizar todos os aspectos administrativos é importante, pela ansiedade dos estudantes com a volta às salas de aula físicas. Principalmente os que estão no 4º período e ainda não tiveram a oportunidade de vivenciar a universidade”, refletiu a professora Iracilda Moura, diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

As questões das salas de aula com condição de distanciamento e a exigência de EPIs, como máscaras adequadas, que garantam efetiva proteção contra a covid-19, também foram assuntos bastante debatidos. As professoras Lígia Ferreira e Rita Lima destacaram o uso de máscaras pelos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libra). “O uso obrigatório de máscaras específicas também se aplica na comunicação dos tradutores, docentes, estudantes e técnicos administrativos surdos”, propuseram as docentes.

Entre os vários encaminhamentos definidos, os conselheiros debateram o que fazer com as pessoas que forem infectadas. Nestes casos, os encaminhamentos serão dados de acordo com os direitos assegurados e as normativas vigentes, ou seja, as aulas presenciais continuam, com o afastamento dos que estiverem com covid-19.