EM BRASÍLIA

Reitor pede apoio aos parlamentares para demandas da Ufal

Por Ufal 16/02/2022 - 09:53

A reunião ocorreu na residência oficial da Presidência da Câmara

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, cumpriu agenda na segunda-feira (14) em Brasília. Ele esteve reunido com deputados da bancada federal alagoana para tratar de três temas estratégicos: a situação dos aposentados e pensionistas frente à necessidade de prova de vida; a criação do campus da Ufal no Litoral Norte; e o redimensionamento do quadro de pessoal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), integrante da rede Ebserh.

A reunião ocorreu na residência oficial da Presidência da Câmara e contou com a presença dos deputados Arthur Lira, Tereza Nelma, a assessora parlamentar Adriana Toledo, e o representante da Ufal em Brasília, Ineh Alarcão. O reitor falou sobre os transtornos recentes causados pela suspensão de pagamento de 223 aposentados e pensionistas da Ufal em função de problemas na realização da Prova de Vida.

“O Ministério da Economia adotou a posição unilateral de suspensão dos proventos, sem comunicação prévia. O mesmo ocorreu com milhares de outros aposentados e pensionistas do governo federal em todo o território nacional, basicamente em função da confusão gerada pela adoção de procedimentos distintos para os beneficiários do INSS e os aposentados e pensionistas do governo federal”, explicou o Tonholo.

Ele ressaltou que uma força-tarefa realizada pelas equipes da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio do Siass, da Coordenadoria de Qualidade de Vida (CQVT) e do Departamento de Administração Pessoal (DAP), e das entidades que representam os docentes, a Adufal, e os trabalhadores da Ufal, o Sintufal, resolveu momentaneamente cerca de 96% dos casos de comprovação existentes. No entanto, o pedido de apoio aos parlamentares, em Brasília, foi devido ao risco de novas ocorrências.

“O presidente da Câmara se comprometeu a conversar com a equipe do Ministério da Economia no sentido de unificar as regras de prova de vida, evitando novos transtornos aos aposentados e pensionistas”, destacou Tonholo sobre o resultado da visita.

Encontrou algum erro? Entre em contato