Agricultura

Na posse da presidência da FETAG, Marx Beltrão faz defesa de investimentos na agricultura familiar em AL

O parlamentar destacou o retorno do setor ao estado e outros programas de incentivo

Por 7Segundos com Assessoria 17/02/2022 15h03 - Atualizado em 17/02/2022 15h03
Deputado Federal Marx Beltrão - Foto: Assessoria

Durante a posse da nova diretoria da FETAG/AL (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas), ocorrida na manhã desta quinta-feira (17), o deputado federal Marx Beltrão (PSD) fez uma defesa da valorização e de mais investimentos no segmento da agricultura familiar alagoana. “São homens e mulheres, com as mãos calejadas por um trabalho duro, que se esforçam para produzirem alimentos. São trabalhadores que precisam de apoio, assistência técnica, linhas de crédito e, sobretudo, de respeito pela missão que dia a após dia executam em nosso campo”, disse o parlamentar.

Acompanhado do secretário estadual da Agricultura (Seagri) Maykon Beltrão e de representantes do setor, Marx Beltrão destacou “os investimentos que estão sendo tocados em Alagoas e que estão resultando em ações de sucesso e de alcance social como o Programa do Leite, o Planta Alagoas e o Programa de Aquisição de Alimentos”, por exemplo. O deputado federal também ressaltou ações que em breve serão executadas no estado, como a instalação dos Módulos Irrigados de Produção e Aprendizagem (MIPAS) que serão alocados ainda neste semestre no sertão alagoano.

“Os MIPAS vão beneficiar mais de 200 famílias de agricultores em 26 comunidades rurais dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado. Isto inicialmente. Este é, sem dúvida, um dos mais arrojados projetos de irrigação já executados em Alagoas, porque ele não visa somente levar água para pequenos agricultores, mas também objetiva levar conhecimento sobre o correto manuseio dos recursos hídricos nestas comunidades. São ações como estas, todas com nosso apoio, que estão beneficiando os trabalhadores da agricultura familiar alagoana nestes últimos tempos de muito trabalho”, reiterou Beltrão.

“Quero parabenizar o presidente da FETAG Givaldo Vitorino Teles e dizer que meu apoio é integral às demandas dos agricultores. Estamos buscando avançar neste sentido, em Brasília tenho atuado em defesa da agricultura familiar. Vejo avanços nas políticas do governo estadual, e defendo, por exemplo, que recursos como o do FECOEP sejam cada vez mais voltados a projetos na área da agricultura, da geração de renda no campo, da produção de alimentos com caráter social e comunitário e na redução da pobreza e da fome”, salientou Marx Beltrão.

Para executar os MIPAs, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou mais de R$ 5 mihões. O projeto é resultado da parceria do governo de Alagoas, através da Seagri e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola - FIDA (agência da Organização das Nações Unidas - ONU), Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), instituição que tem como outorgante a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e tem potencial de se tornar referência no desenvolvimento rural sustentável do Alto Sertão alagoano.