17 Fevereiro 2022 - 06:00

Pesquisa pretende avaliar atuação da Dança do Ventre no Brasil

Divulgação
Impactos da pandemia para professores e trabalhadores atuantes do estilo tribal também serão analisados

Um questionário on-line está aberto, até o próximo dia 23, para buscar respostas que mapeiam a atuação artística e docente da Dança do Ventre de Fusão no Brasil. A pesquisa faz parte do trabalho de doutorado da professora Ana Clara Oliveira, da Escola Técnica de Artes da Ufal, sob orientação do professor Arnaldo Alvarenga, da Escola de Belas Artes (UFMG).

De acordo com a professora, a ideia é refletir a cena artística com ênfase no impacto da pandemia de covid-19. “Nosso objetivo é desenvolver um diagnóstico sobre a atuação artística profissional ou amadora e pedagógica junto aos contextos sociais e políticos”, explica, e acrescenta que: “Ao inaugurar um diagnóstico dessa dança, espera-se provocar a coesão da comunidade artística tanto no sentido de subsidiar futuras pesquisas, quanto na mobilização concreta no interior das políticas setoriais da Dança e esferas do sistema-mundo presente”.

A análise é focada estilo de dança conhecido como tribal. Podem participar da pesquisa os professores e artistas profissionais ou amadores atuantes no Brasil em dança American Tribal Style (ATS), Fusion Bellydance, Tribal Fusion, Tribal Brasil e nomes similares.

A proposta do trabalho é fazer categorização, análise e descrição crítica para compreender indicadores da cadeia de trabalhadores e praticantes dessas danças no país. A professora Ana Clara conta que isso com isso, haverá “enriquecimento e visibilidade da atuação artística/docente, tendo em vista os conceitos específicos acerca da Dança, a documentação atual da cena e a reflexão das performances”.

O questionário on-line está disponível aqui até o dia 23 de fevereiro, com possibilidade de ampliação do prazo a ser avaliada pelos pesquisadores envolvidos.

por Manuella Soares/Ufal

Comentários comentar agora ❯