Entretenimento

Richard Plácido retorna à poesia com a publicação de "A Festa do rouxinol"

A obra é o segundo livro do selo Loitxa Lab e explora o cotidiano da capital alagoana

Por Assessoria 17/02/2022 14h02 - Atualizado em 17/02/2022 15h03
Richard Plácido retorna à poesia com a publicação de 'A Festa do rouxinol'
"A Festa do rouxinol" - Foto: Lucas Litrento

A beleza de um pássaro habitando os cantos da cidade e todo o constrangimento vivido pelos que residem nas margens ganham força no segundo livro de poemas do escritor alagoano e mestre em estudos literários pela Ufal, Richard Plácido. A festa do rouxinol, lançado pela Loitxa Lab e premiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), já está disponível com desconto em pré-venda no site da editora: loja.loitxalab.com.br.

De Waly Salomão, dos versos de Murilo Mendes, da precisão de João Cabral de Melo Neto até os ritmos do baiano Gilberto Gil, tudo é recorte, influência; parte que ajuda a construir um universo carregado de memórias, da burocracia do serviço público e das observações do cotidiano. A obra ganha cores e ilustrações do artista visual Midrusa, que constrói uma narrativa em torno de ilustrações que permeiam todo o projeto gráfico. O escritor também fez uma playlist com as canções que serviram de influência na produção do livro e você pode conferir abaixo.

A nova empreitada é lançada após cinco anos da estreia de Plácido, com o aclamado "Entre ratos e outras máquinas orgânicas" (IOGR, 2016), que vendeu mais de 500 exemplares, rodou o país e fez o escritor ser publicado em sites e revistas especializadas. Entre idas e vindas, o novo livro demorou quatro anos para ficar pronto, começou a ser escrito ainda em 2017 e acabou sendo a junção de dois projetos.

“Vejo que andam falando bastante sobre os bestiários contemporâneos, e talvez este novo livro, ou os dois, sejam uma espécie de bestiário; o rouxinol, um pássaro tipicamente campestre, é trazido para a cidade, e nela, o rato ‘entra em cena’ mais uma vez. Tentei trazer o rouxinol para o meu espaço, numa tentativa de dessacralização deste ser na poesia, considerando que ele sempre é visto e versado como um pássaro de beleza no canto, que remete à natureza”, explica Plácido ao falar sobre os dois livros.

Segundo o editor da Loitxa Lab e também escritor, Lucas Litrento, o lançamento da obra abre um novo capítulo dentro do cenário das publicações locais independentes no estado. "Os nossos livros conseguem um trânsito livre em vários lugares do país. Muitos autores-editores, autores em contato com editoras independentes de outros estados, livros sendo adaptados pro cinema local; é um momento de produção constante, influenciado não apenas pelos últimos editais públicos (principalmente a Lei Aldir Blanc), mas também motivado pelo desejo de andar com as próprias pernas”, acrescenta.

A obra foi selecionada ano passado no Prêmio Diversidades Literárias, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) por meio da Lei Aldir Blanc. Certame que visa fomentar a produção, publicação, circulação e o acesso à leitura no Estado de Alagoas.

A festa do rouxinol está em período de pré-venda até o dia 12 de março, com ofertas especiais. Na compra do livro, receba um desconto especial e um brinde exclusivo. Comprando também A ressaca do mar trincou meus ossos, de Jean Albuquerque, os dois saem por R$ 60,00. Basta usar o cupom "rouxinol15".

Confira  o vídeopoema inspirado no poema “cavalo”, editado por Érika Santos e Richard Plácido, com a produção da Loitxa Lab.

;t=1s

O AUTOR


Richard Plácido é escritor e mestre em Estudos Literários (PPGLL/Ufal). Em 2016, publicou o livro Entre ratos e outras máquinas orgânicas, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. É um dos coordenadores do selo independente multiplataforma Loitxa Lab.

SERVIÇO

Comprar o livro:
Através do site da editora (http://loitxalab.com.br/) ou com o autor (https://www.instagram.com/placidorichard)