Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/02/2022 às 10h48

Cultura

Richard Plácido retorna à poesia com a publicação de "A Festa do rouxinol"

A obra é o segundo livro do selo Loitxa Lab e explora o cotidiano da capital alagoana; a pré-venda já está disponível com desconto, no site da editora

Divulgação

A beleza de um pássaro habitando os cantos da cidade e todo o constrangimento vivido pelos que residem nas margens ganham força no segundo livro de poemas do escritor alagoano e mestre em estudos literários pela Ufal, Richard Plácido. A festa do rouxinol, lançado pela Loitxa Lab e premiado pela  Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), já está disponível com desconto em pré-venda no site da editora: loja.loitxalab.com.br

De Waly Salomão, dos versos de Murilo Mendes, da precisão de João Cabral de Melo Neto até os ritmos do baiano Gilberto Gil, tudo é recorte, influência; parte que ajuda a construir um universo carregado de memórias, da burocracia do serviço público e das observações do cotidiano. A obra ganha cores e ilustrações do artista visual Midrusa, que constrói uma narrativa em torno de ilustrações que permeiam todo o projeto gráfico. O escritor também fez uma playlist com as canções que serviram de influência na produção do livro e você pode conferir abaixo. 

A nova empreitada é lançada após cinco anos da estreia de Plácido, com o aclamado "Entre ratos e outras máquinas orgânicas" (IOGR, 2016), que vendeu mais de 500 exemplares, rodou o país e fez o escritor ser publicado em sites e revistas especializadas. Entre idas e vindas, o novo livro demorou quatro anos para ficar pronto, começou a ser escrito ainda em 2017 e acabou sendo a junção de dois projetos. 

“Vejo que andam falando bastante sobre os bestiários contemporâneos, e talvez este novo livro, ou os dois, sejam uma espécie de bestiário; o rouxinol, um pássaro tipicamente campestre, é trazido para a cidade, e nela, o rato ‘entra em cena’ mais uma vez. Tentei trazer o rouxinol para o meu espaço, numa tentativa de dessacralização deste ser na poesia, considerando que ele sempre é visto e versado como um pássaro de beleza no canto, que remete à natureza”, explica Plácido ao falar sobre os dois livros. 

Segundo o editor da Loitxa Lab e também escritor, Lucas Litrento, o lançamento da obra abre um novo capítulo dentro do cenário das publicações locais independentes no estado. "Os nossos livros conseguem um trânsito livre em vários lugares do país. Muitos autores-editores, autores em contato com editoras independentes de outros estados, livros sendo adaptados pro cinema local; é um momento de produção constante, influenciado não apenas pelos últimos editais públicos (principalmente a Lei Aldir Blanc), mas também motivado pelo desejo de andar com as próprias pernas”, acrescenta. 

A obra foi selecionada ano passado no Prêmio Diversidades Literárias, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) por meio da Lei Aldir Blanc. Certame que visa fomentar a produção, publicação, circulação e o acesso à leitura no Estado de Alagoas.

A festa do rouxinol está em período de pré-venda até o dia 12 de março, com ofertas especiais. Na compra do livro, receba um desconto especial e um brinde exclusivo. Comprando também A ressaca do mar trincou meus ossos, de Jean Albuquerque, os dois saem por R$ 60,00. Basta usar o cupom "rouxinol15".

Confira o poema “cavalo”, que compõe a obra.

cavalo

quando eu sumir

não me chamem de ingrato

não evoquem minha figura

quero

como sempre quis

ser invisível

quero

como nunca quis

ser pedra

e alimentando os cavalos

quero detalhar em cinco

modos

 a minha morte

uma figura me aparece na janela

sou eu me pedindo socorro

Confira também o vídeopoema inspirado no poema “cavalo”, editado por Érika Santos e Richard Plácido, com a produção da Loitxa Lab.

https://www.youtube.com/watch?v=HuXZaE1GoZM&t=1s

O AUTOR

Richard Plácido é escritor e mestre em Estudos Literários (PPGLL/Ufal). Em 2016, publicou o livro Entre ratos e outras máquinas orgânicas, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. É um dos coordenadores do selo independente multiplataforma Loitxa Lab.

SERVIÇO

O que: Livro A festa do rouxinol, do escritor Richard Plácido disponível em pré-venda

Onde: https://loja.loitxalab.com.br/

Contato: [email protected] 

Playlist:

https://open.spotify.com/playlist/4d67KZImALwbUpP60Xi79s

Como comprar o livro:

Através do site da editora (http://loitxalab.com.br/) ou com o autor (https://www.instagram.com/placidorichard)


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]