UFAL

Por Assessoria 22/02/2022 - 08:19

Assessoria
Toni Edson

“Oi lá no céu, tem uma estrela e lá no céu, tem uma estrela e dentro dela, tem morador… Oi, dentro dela tem morador…” Essas palavras foram e são do saudoso professor, artista, militante preto alagoano Toni Edson que nos deixou em dezembro do ano passado. E para homenagear esse grande grande ser humano, estudantes do terceiro período do curso de Arte Dramática da Escola Técnicas de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, vão apresentar o espetáculo “Roda” nos dias 23 e 24 de fevereiro na ETA, em frente a praça Sinimbu.

Serão duas sessões, às 19h e 20h30 e os ingressos poderão ser retirados uma antes das sessões, o espetáculo é gratuito, porém só poderá assistir mediante apresentação do passaporte vacinal (pelo menos duas doses), sendo usada 30% da capacidade de público. Segundo o diretor David Farias espetáculo entre outras coisas vai trabalhar com diversas questões “Roda, é um espetáculo de amor e saudade. Cercou-se da poética do Teatro performativo, com um argumento dramatúrgico baseado na realidade do elenco, a partir das perguntas, “qual o sentido da arte? Por que não desistir?”.

As respostas reunidas são um verdadeiro manifesto, uma ode ao fazer artístico, uma homenagem a Toni Edson. Estar na roda, é dizer a Toni, que o espetáculo não pode parar, instalando na cena a ideia de celebração ritualística. Ao trazer “o real” para a cena, Roda pode gerar uma quebra momentânea com a ilusão (teatralidade), provocando um embaçamento nos paradigmas da representação tradicional no teatro” explica o diretor.

O espetáculo é da mesma turma que estava preparando uma montagem de um espetáculo de rua que se chamava “Beatriz e a cobra de fogo” que foi interrompida por conta de um acidente envolvendo o Toni, que além de dirigir ela também estava atuando. Na ocasião ele caiu de uma perna de pau e fraturou o joelho e por isso teve que se afastar. Após uma reunião com o próprio, que informou que não voltava mais para a produção, ficou decidido não trabalhar mais o “Beatriz e a cobra de fogo” e sim realizar um espetáculo do zero.

O espetáculo conta com a assessoria de Keka Rabelo e o projeto de extensão "Bureau de comunicação comunitária" coordenado pela professora Manuela Callou do curso de Relações Públicas da Ufal.

A criação do “Roda”, foi basicamente uma decisão tomada no dia do enterro do Toni, quando foi decidido fazer essa homenagem na forma deste espetáculo. O diretor David Farias, lançou mão do Teatro do Desejo, metodologia que vem desenvolvendo como pesquisa de prática artística nas montagens cênicas da ETA. Baseado no argumento dramatúrgico que assina junto a Waneska Pimentel (Residência Artística ETA), desenvolveu exercícios de estímulos criativos para a turma, transformando as reações de cada estudante na dramaturgia de Roda, cujo título surge de um desses exercícios, passando a ter significados e simbologias profundas para o todo o processo e pessoas envolvidas.

“A intenção não é de apresentar um espetáculo biográfico do Toni, Roda deixa o argumento central, o sentido da arte ser atravessado por memórias mais recentes e pelo legado de Toni Edson, potencializando nossa força em existir, resistir e prosseguir na roda da arte e da vida” destaca o diretor.

O espetáculo é uma homenagem para uma pessoa que viveu a arte, como hobbie, amor, profissão e que deixou esse plano de forma muito precoce, mas como suas próprias palavas falam “A ninguém é dado, encomendado, destinado o poder de saber, ou crer, prever ou antever o final da história, a linha da memória, a sombra, o luto a glória”, Toni Edson presente!

Direção: Direção - David Farias
Argumento dramaturgico: Waneska Pimentel e David Farias
Elenco: Alex Silva, Alexandre Ferrari, Aline Almeida, Allan Covausky, Angélica Louise, Ator Estevan, Betânia Nunes, Carlos R., Claudete Lins, Denis Peixinho, Filipe Sitinetta, Julyane Corato, Maria Eduarda, Mayara Amaral, Mario Neto, Matheus Cabral, Matheus Castro, Rita Lins, Ronald Silva, Rone Pereira, Ton Farias, Valber Elias e Wagner Galvão

Músicas Toni Edson
Preparação vocal: Geová Amorim
Preparação para o canto: Diogo Oliveira
Preparação corporal: Reginaldo Oliveira
Maquiagem: Alex Cerqueira
Figurino: Andréa Almeida
Cenografia e concepção de luz: Jeamerson Santos
Sonorização e edição de som: Brother Sandes
Produção executiva: Residência Artística
Produção: Adda Feitosa
Assistência de produção: Mariayra Mirella e Wal Rodrigues
Comunicação: Keka Rabelo e Bureau de comunicação comunitária
Designer gráfico: James Almeida

O que: _Espetáculo “Roda”
Quando: 23 e 24 de fevereiro
Onde: Escola Técnica de Artes - Praça Sinimbu
Hora: 19h e 20h30
Ingressos: Entrada gratuita e ingressos limitados.

Os ingressos serão retirados uma hora antes das sessões, mediante apresentação do passaporte de vacinação (pelo menos duas doses)

Mais informações no perfil da ETA no Instagram

Encontrou algum erro? Entre em contato