Dólar com. 5.1694
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/02/2022 às 11h30

Feira Agroecológica leva alimentos de qualidade à população

A comunidade acadêmica da Universidade Federal já tinha a visita e compras na Feira Agroecológica como atividade rotineira. A feira funcionava às quartas-feiras, na Praça da Paz, com muitas opções de frutas, raízes, doces e tapiocas feitas na hora. Mas com a pandemia da covid-19 e a suspensão das atividades presenciais, a realização da Feira no Campus A.C. Simões foi inviabilizada.

Para driblar essa situação, os feirantes migraram para outro local, a Praça Centenário, próximo ao centro de Maceió, de fácil acesso e passou a acontecer aos domingos, das 6h às 11h, com a intenção de atrair mais pessoas às compras de produtos sem agrotóxicos.

A feira conta com produtores das regiões da zona da mata de Alagoas, como Branquinha e Murici, e também da cidade de Messias, a poucos quilômetros da capital alagoana. A iniciativa agroecológica tem projetos de extensão da Ufal como parceiros e está servindo como ferramenta de aprendizado para alunos do curso de Administração. A parceria foi realizada com o professor Rodrigo Reis, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), que foi convidado após ministrar alguns cursos na Ufal para integrar os projetos extensionistas que auxiliam na feira.

"Uma ferramenta impressionante de aprendizado e de empoderamento para os estudantes e para os agricultores familiares. Os alunos não só estão aprendendo, como também percebendo o valor do conhecimento que recebem na Feac, já que estão contribuindo para a melhoria de uma realidade prática e orgânica. Digo aos alunos que eles estão contribuindo para melhorar a vida de várias famílias do interior de Alagoas", explica Reis.

"A criatividade e qualidade dos alunos nos produtos de marketing digital me impressionaram. Fiquei feliz e até emocionado, por exemplo, com o podcast feito com o agricultor Seu Naldo, que falou do orgulho das mãos calejadas e enfaticamente disse 'se o campo não planta, a cidade não janta'. Conseguimos colocar em prática uma pedagogia da autonomia e uma prática de pesquisa-ação, funcionando e trazendo resultados para alunos, professor e, principalmente, para a agricultura familiar e feirantes de produtos orgânicos dos municípios de Murici, Messias e Branquinha", comemora o professor.

A fim de agregar mais valor e conhecimento, nesse semestre, o professor envolveu alunos da disciplina de Gestão Mercadológica, do curso de Administração da Ufal, para auxiliar na criação e disseminação de conteúdo relacionados à feira. Os alunos estão produzindo conteúdo, com foco nas redes sociais, por meio do perfil @fagrodacentenario no Instagram.

Alexandre Vital, estudante do 7º período de Administração, não esconde a satisfação em fazer parte dessa empreitada: "para mim, é uma honra participar de um projeto tão relevante como esse. Enquanto Técnico em Meio Ambiente e graduando em Administração, fomentar a agricultura familiar vai além do consumo de alimentos saudáveis. É viabilizar a biodiversidade, promover o autossustento e saúde dos próprios produtores, bem como, reduzir a poluição ambiental e, consequentemente, zelar pela saúde pública", destaca Alexandre.

Para o professor do Centro de Educação da Ufal, Cézar Nonato, projetos como esse desenvolvido pelos estudantes, sob a coordenação do professor Rodrigo Reis, concretizam de forma direta aspectos virtuosos em várias dimensões:

"A primeira se refere ao fortalecimento da relação que a Ufal vem estabelecendo com os/as agricultores/as vinculados à Feira Agroecológica e Orgânica da Centenário, tendo em vista que vários docentes, técnicos e discentes, através de outras iniciativas também têm apoiado a feira. A segunda dimensão diz respeito à própria formação do corpo discente, que, à medida que estabelece a interação com as pessoas que fazem a feira, cresce não só no campo profissional, mas também enquanto sujeitos/as, pois conseguem compartilhar de saberes e conhecimentos relativos a vida. E a terceira dimensão está no potencial de amplificação que a experiência da Feira pode ter, no sentido da divulgação junto à sociedade com o uso das redes sociais, como o Instagram, exercendo dessa maneira não só um trabalho de difusão, mas também um trabalho educativo, já que funciona como um espaço informativo relacionado à agricultura orgânica e agroecológica, em um serviço ambiental, social e econômico", destaca o professor Cézar Nonato.

A Feira Agroecológica da Centenário integra o Projeto Colhendo Bons Frutos: nutrição e agroecologia, coordenado pela professora Maria Alice Araújo, da Faculdade de Nutrição (Fanut), e conta com o auxílio do curso de Administração da Ufal e do Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), localizado em Rio Largo.

Fonte: Ascom Ufal