Política

Governo federal bloqueia pagamento de aposentados da Ufal mesmo com prova de vida suspensa

223 servidores da Universidade tiveram o benefício suspenso diante de decisão do Ministério da Economia de cortar proventos

Por Ascom Sintufal 05/02/2022 12h20
Reprodução - Foto: Assessoria
Um total de 223 servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram benefícios suspensos, diante decisão do Ministério da Economia de cortar proventos, mesmo depois da decisão do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ter suspendido prova de vida até dezembro de 2021. O diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Bruno Silva, esclareceu que ele e os técnicos de sua equipe estão empenhados em reverter está situação. Ele aproveitou, inclusive, para reforçar a necessidade de que os aposentados e pensionistas que foram prejudicados com o encaminhamento do governo federal devem fazer prova de vida até a próxima semana. Procedendo assim o servidor deve reaver o benefício, regularizando sua situação na folha de fevereiro até data de fechamento (11 de fevereiro). O desencontro de informações é fato. Já que a orientação é de que a prova de vida fora suspensa até 31/12/2021. "Seguindo a IN 45/2020, somente após 90 dias após a prova de vida é que as providências de suspensão deveriam ser tomadas, o que incluiria um edital por parte do DAP. O Ministério da Economia suspendeu os pagamentos automaticamente a partir de Brasília", esclareceu o diretor do DAP. O DAP explica também que a prova de vida deve ser feita até a próxima semana, de modo a permitir o restabelecimento do pagamento já nesta folha de fevereiro. "Infelizmente não encontrarmos alternativas para pagamento da folha de janeiro ainda em fevereiro. Entramos em contato inclusive com a área da Folha do Ministério da Economia, mas só nos deram a opção de regularizar junto à próxima folha", explicou o diretor do DAP, Bruno Silva. Ele destacou, ainda, que os afetados devem fazer prova de vida, através do seu banco ou pelo aplicativo sougov.br. O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas já acionou sua coordenação Jurídica para acompanhar o ocorrido, recentemente, com alguns filiados, que não tiveram creditados seus salários neste mês de fevereiro de 2022. "Estamos monitorando, junto ao setor competente da Ufal, a investigação detalhada da situação, uma vez que ainda não foram identificados os motivos da ausência de pagamento, os responsáveis, e servidores atingidos. Assim que isto for devidamente apurado, é que poderão ser tomadas as medidas cabíveis para minimizar os efeitos deste grave problema", esclarece Francisco de Assis, advogado do Sintufal.