OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

08/02/2022 às 17:17

Novo acelerador linear do HU está em fase final de instalação

Fotos: Renner Boldrino Fotos: Renner Boldrino

O reitor Josealdo Tonholo recebeu a deputada federal Tereza Nelma para uma visita às obras do novo acelerador linear do Hospital Universitário, na manhã da última segunda-feira (7).  A parlamentar contribuiu para reverter uma batalha que estava perdida, e conseguiu mobilizar a bancada federal de Alagoas para a aquisição do equipamento para o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Com isso, vai aumentar em 40% a capacidade de atendimento diário aos pacientes oncológicos do HU.

“Quando nós chegamos à gestão no início de 2020, o acelerador linear já tinha sido perdido, porque a Universidade não conseguiu honrar com os compromissos da instalação e da chegada desse equipamento que está sendo cedido pelo Ministério da Saúde. Mas, em conjunto com a deputada Tereza Nelma e o apoio do deputado Isnaldo Bulhões, conseguimos reverter essa situação fazendo um Termo de Ajuste de Conduta bastante apertado e o nosso ‘timaço’ do Hospital Universitário se dedicou ao extremo - desde a área da gestão à área da engenharia e a equipe técnica - no sentido de conseguir montar a infraestrutura e estabelecer as condições necessárias”, ressaltou Tonholo.

O diretor do HU, Célio Rodrigues, acompanhou a visita e também reforçou a dedicação à causa da saúde para a população de Alagoas. “Se não fosse a deputada, íamos perder esse equipamento e muitas pessoas não seriam salvas. É muito significante esse trabalho, essencial que os nossos parlamentares tenham essa sensibilidade”, destacou Célio.

As obras do bunker onde será instalado o novo equipamento estão em fase final. A deputada foi conferir o trabalho feito pela equipe do HU, que está concretizando todo o empenho dedicado para a chegada do acelerador. “Fui ao Ministério da Saúde, fiz diversas reuniões com a secretaria especializada no Ministério e trouxe o secretário nacional para uma visita ao Hospital Universitário para sensibilizá-lo e para que ele pudesse entender melhor a necessidade de Alagoas. Foi então que conseguimos reprogramar e o acelerador, no final do ano passado, chegou à Alagoas”, lembrou Tereza Nelma, e enfatizou: “ Sabemos que o tratamento realizado em tempo hábil é essencial para a cura e, por isso, precisamos atender com velocidade”.

Cacon mais ágil

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia do HU atende pacientes com câncer encaminhados de várias regiões de Alagoas. O novo acelerador linear possui uma tecnologia mais avançada, permitindo diversas melhorias. De acordo com o físico do HU, Anderson Bandeira, o antigo equipamento atendia entre 40 e 45 pacientes por dia, já o novo poderá atender até 65 pacientes.

O acelerador conta com sistemas computadorizados que permitem um cálculo de dose vezes mais preciso, melhorando a qualidade do tratamento de radioterapia. Utilizando raios x de alta energia aplicados sobre o tumor, o equipamento é capaz de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preserva o máximo de tecidos saudáveis ao redor.

A previsão é que, a partir da segunda quinzena de fevereiro, o Cacon já comece os atendimentos com padrão internacional, aumentando em 40% o número diário de pessoas tratadas.

“Daqui a pouco, a gente vai ter o Cacon com uma capacidade de trabalho muito superior, com equipamentos muito superiores, uma capacidade de produção muito maior do que o anterior e com muito mais qualidade de tratamento para o paciente. Estamos cumprindo a nossa missão de colocar esse acelerador para funcionar e salvar muitas vidas nesse Estado”, refletiu, com entusiasmo, o reitor da Ufal.

Ascom Ufal