O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) está completando dois anos com quase 12 mil propostas apresentadas às famílias, comerciantes e empresários da área de desocupação. No mesmo período, já foram pagas mais de 9 mil indenizações que, somadas aos auxílios financeiros e honorários de advogados, totalizam mais de R$ 1,9 bilhão. O índice de aceitação de propostas continua sendo superior a 99%.
O Programa também traduz o compromisso da Braskem com a segurança das pessoas: 97% dos cerca de 14 mil imóveis identificados das áreas de risco definidas pela Defesa Civil já estão desocupados preventivamente. Nas zonas A, B e C e na área de resguardo, a desocupação é de 100%. Nas zonas D, E, F e G, o percentual de realocação está em 99%. E na área 01, definida como sendo de monitoramento, 89,5% já foram realocados - ali, os moradores podem se mudar depois de receber a compensação financeira ou esperar até dezembro de 2022, o que acontecer primeiro.
Melhoria contínua
Atualmente, a média de apresentação de propostas está em torno de 700 a cada mês. Aperfeiçoamentos contínuos feitos a partir do diálogo com as autoridades e de escutas à comunidade trouxeram ainda mais agilidade ao Programa. Desde junho do ano passado, os pedidos de reanálise – quando o morador discorda do valor proposto como indenização – passaram a ter prazos de referência definidos e até dezembro, 840 propostas de reanálise ou em ajustes e esclarecimento foram apresentadas.
Uma equipe de 1.200 profissionais oferece suporte às famílias e mesmo durante a fase mais restritiva da pandemia, o atendimento aos moradores não foi interrompido. Parte desses profissionais integra o atendimento exclusivo aos comerciantes e empresários, atuando na resolução de dúvidas, levantamento de informações e documentos. Para os cerca de 4 mil imóveis com atividade comercial identificados, quase 3 mil propostas já foram apresentadas e mais de 2 mil, pagas.
Pelo Termo de Acordo assinado com as autoridades*, a estimativa é que as ações do PCF sejam concluídas até dezembro deste ano.
Serviços gratuitos
Além dos auxílios financeiros disponibilizados em cada fase do PCF, para o pagamento de aluguel e despesas comprovadas, moradores, comerciantes e empresários também contam com outros serviços, todos gratuitos, como o atendimento psicológico, que pode ser solicitado mesmo depois de a indenização ter sido paga. Todas as mudanças são feitas e pagas pelo PCF e, se a família ou o comerciante não tiver onde deixar seus móveis, equipamentos, maquinários e mercadorias até a mudança para o imóvel definitivo, há um serviço de guarda-volumes para o armazenamento seguro. O PCF conta ainda com imobiliárias parceiras, que auxiliam na busca por um novo imóvel.
Para atender às demandas das famílias que têm animais de estimação, foi criado o Programa de Apoio aos Animais, feito em parceria com a Fundação de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e com a coordenação técnica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Esse programa oferece hospedagem temporária (durante a mudança ou enquanto o morador estiver no imóvel provisório), castração, tratamento veterinário e vacinação dos animais, e ainda um canal de adoção online. As fotos dos animais que podem ser adotados e a ficha de cadastro ficam disponíveis no perfil @focinhoresponsavel do Instagram.
Todos os dados do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação são regularmente compartilhados com as autoridades, e divulgados no site braskem.com/alagoas, ficando à disposição do público.
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COMPENSAÇÃO PARA MORADORES - ATÉ 31/12/2021
Total de imóveis identificados - 14.419
Propostas apresentadas - 11.875
Propostas aceitas - 10.287
Indenizações pagas - 9.084
Propostas recusadas - 47
COMPENSAÇÃO PARA COMERCIANTES E EMPRESÁRIOS - ATÉ 31/12/2021
Imóveis com atividade comercial ou mistos - 4.173
Propostas apresentadas - 2.986
Indenizações pagas - 2.050
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
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