app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Cidades

UFAL APONTA AUMENTO DE 728% NO NÚMERO DE CASOS DE COVID EM AL

Primeira semana epidemiológica do ano (1º a 8 de janeiro) supera todo o mês de dezembro em número de casos confirmados da doença

Por regina carvalho | Edição do dia 11/01/2022 - Matéria atualizada em 11/01/2022 às 04h00

Boletim do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) mostra quadro preocupante em relação ao avanço da Covid-19 em Alagoas. A primeira semana epidemiológica de 2022 terminou com aumento médio de 250% na quantidade de casos suspeitos e 728% de confirmados.

De acordo com o boletim epidemiológico, de sábado (1º) a domingo (8), foram registrados 648 casos contra 89 da semana anterior e somente os oito primeiros dias de 2022 já superaram todo o mês de dezembro em números de pessoas infectadas. A taxa de letalidade teve discreta retração em virtude da baixa contagem de óbitos em relação à de infecções.

O monitoramento espacial da Covid-19 em Alagoas consiste na elaboração de mapas semanais representando os dados contidos nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Apresentam crescimento do número de casos na última semana, segundo o levantamento, 22 municípios alagoanos: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Boca da Mata, Capela, Coruripe, Delmiro Gouveia, Inhapi, Igaci, Ibateguara, Maceió, Marechal Deodoro, Penedo, Passo de Camaragibe, Pariconha, Palmeira dos Índios, Pilar, São Miguel dos Campos, Santa Luzia do Norte, Satuba, União dos Palmares e Viçosa. Em relação às mortes por Covid-19, as duas cidades que registraram vítimas foram Coruripe e Maceió.

Trinta e nove ou 38% dos municípios alagoanos registraram casos novos de Covid-19 na última semana: Água Branca, Arapiraca, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Boca da Mata, Campo Alegre, Capela, Coruripe, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Maceió, Mar Vermelho, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Olho D’Água das Flores, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pariconha, Passo de Camaragibe, Penedo, Pilar, Piranhas, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba, São Sebastião, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Mais matérias
desta edição