Por Guilherme Lins, g1 AL


Maternidade Santa Mônica precisa de doações de leite para bebês prematuros, em Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O banco de leite humano da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, está com apenas 30% do estoque que seria necessário para atender toda a demanda neonatal nesta quarta-feira (12). A unidade de saúde depende de doações para suprir a carência de bebês internados que não conseguem ser amamentados pelas mães.

Essa carência de leite nos dois primeiros meses do ano é recorrente, segundo informou ao g1 a maternidade referência em atendimento a gestantes de alto risco pelo SUS.

“Apelamos a todas as mães em período de amamentação e que tem excesso de leite para ajudar a salvar as vidas dos nossos pequenos internos na Unidade Neonatal”, disse a coordenadora do banco de leite da Santa Mônica, Andréa Pinheiro.

Por causa da situação atual, as equipes estão priorizando o estoque para os bebês prematuros mais fragilizados. Algumas mães internadas também estão conseguindo tirar leite para o próprio filho, o que ajuda a aliviar a demanda.

“O ideal seria contemplar 100% dos bebês internos. Nesses meses, historicamente mais críticos de doadoras, devido às férias e agora agravado pela pandemia e síndromes gripais, gostaríamos de chegar a pelo menos 50%”, afirmou Andréa.

Para mais informações sobre de que forma doar, a maternidade disponibiliza o telefone (82) 3315-4434.

Banco de leite do HU

No banco de leite do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), localizado em Maceió, o estoque está dentro da normalidade nesta quarta. De acordo com o hospital, o volume de leite humano coletado por mês tem uma média de 40 litros.

“A demanda mensal para cobrir seria uma média de 50 litros, mas oscila devido à evolução dos recém-nascidos. Portanto, no momento, a situação não é critica”, afirmou Rosangela Simões, coordenadora do banco de leite do HU.

A doação de leite pode ser feita diretamente no Hospital Universitário ou por agendamento, através do telefone (82) 3202-3945. O HU leva o material para coleta, como também vai buscar o leite humano em domicílio.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!