Gazeta de Alagoas
Nº 5700
Cidades

PAJUÇARA, CENTRO E MANGABEIRAS TÊM MAIOR NÚMERO DE INFECÇÕES POR COVID

Bairros com maiores índices de infecção por Covid-19 em Maceió apresentaram 2,1 mil a 3,8 mil casos registrados a cada grupo de 10 mil habitantes

Por regina carvalho | Edição do dia 18/01/2022

Matéria atualizada em 18/01/2022 às 04h00

O último relatório de monitoramento da Covid-19 em Maceió mostra que três bairros apresentam as maiores taxa de infecção pelo novo coronavírus em grupos de 10 mil habitantes: Pajuçara, Mangabeiras e Centro. Eles registram, na sequência, 2 mil; perto de 2,1 mil e 3,8 mil casos.

De acordo com o estudo, que analisou os boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o painel disponibilizado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), outros três bairros da capital alagoana registraram de 1,5 mil a 2 mil pessoas infectadas a cada 10 mil. São eles Farol (1513), Canaã (1516) e Ponta Verde (1696).

Dos 50 bairros de Maceió, oito apresentam as maiores taxas de letalidade, de 4,1% a 5,4% (que refere-se à proporção da população que contraiu Covid-19 e faleceu). Chã de Bebedouro (4.1%); Ponta da Terra (4.1%) Centro (4.4%), Rio Novo (4.5%); Ipioca (4.5%), Vergel do Lago (4.6%); Bebedouro (5.2%) e Levada (5.4%).

O estudo do Igdema (Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) mostra que dez localidades apresentaram no período as menores taxas de letalidade em Maceió, com até 2% da população infectada sem resistir à doença: Pescaria; Garça Torta; Guaxuma; Jacarecica; Jaraguá; Ouro Preto; São Jorge; Serraria; Petrópolis e Santa Amélia.

Seis localidades apresentaram a maior taxa de crescimento de casos de Covid nos últimos sete dias: Jardim Petrópolis (2.1%); Ponta Verde (2.1%) Gruta de Lourdes (2.2%); Guaxuma (2.2%); Jatiúca (2.2 %) e Farol (2.4%). Ainda em relação aos bairros, mas quando se avalia a evolução dos casos (refere-se à diferença entre as médias móveis dos últimos 7 e 14 dias, com variação de 15%), 41 mostraram crescimento no período; nove apresentaram estabilidade e nenhum teve redução.

Do total de casos acumulados de Covid-19 desde o início da pandemia, seis tiveram de 5 mil a 7,7 mil na capital: Benedito Bentes (7,3 mil), Cidade Universitária (7,7 mil), Jacintinho (5,6 mil), Jatiúca (5,3 mil), Ponta Verde (5,3 mil) e Tabuleiro do Martins (5,7 mil).

Mais matérias desta edição