TECNOLOGIA

Estudante da Ufal integra equipe finalista de competição global da Huawei

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão, com assessoria 17/01/2022 - 20:28

Assessoria
Warley Vital, estudante do IC, no centro de distribuição inteligente da Huawei, em Sorocaba-SP

Warley Vital, aluno do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é um dos integrantes do projeto Digital4People, composto por 11 estudantes de diferentes dentre eles. A equipe é a única que está representando o Brasil na final da disputa da sétima edição do Seeds For The Future, programa global de intercâmbio cultural e profissional da Huawei.

A jornada da equipe na competição começou em setembro de 2021, quando estudantes de todo o Brasil foram selecionados para participar do programa on-line Tech4Good, que aconteceu entre os dias 22 e 29 de setembro de 2021. Foram selecionados estudantes de todo o Brasil para participar do programa on-line, que envolveu palestras e outros eventos, desafiando-os a desenvolverem ideias cujo uso da tecnologia impactasse a sociedade de forma benéfica. “Nessa fase, meu grupo venceu, o que nos permitiu submeter nossa solução para a competição global”, explica Warley Vital.

Em janeiro de 2021, o projeto Digital4People foi selecionado e ficou entre os top 10 finalistas globais. As equipes receberam, então, mentorias nas áreas de storytelling e revisão tecnológica, por exemplo, para aperfeiçoamento das propostas; e agora a disputa está no âmbito da votação popular para, juntamente com o júri técnico, definir a classificação final. A disputa está acirrada na enquete publicada no perfil da Huawei no Twitter.

Atualmente, a votação está entre os projetos Digital4People, do Brasil; Binary Brains, da Líbia; e SA-Tech, da África do Sul. Para conhecer melhor os projetos e votar, confira este tweet.

A votação estará disponível até às 23h59 desta quarta-feira, 19 de janeiro.

Digital4People

O projeto Digital4People foi idealizado para sanar o problema de milhares de famílias nordestinas que não têm água encanada e dependem do abastecimento de água em suas cisternas por meio de carros-pipas. “Atualmente, o programa federal ‘Cisterna para todos’ não tem um gerenciamento ideal: a água demora a chegar e há casos de interferências no processo, por exemplo. Por isso, propomos o desenvolvimento de um hardware que seria instalado diretamente nas cisternas e mediria, em tempo real, o nível de água. As informações seriam passadas por uma rede de baixo custo aos nossos sistemas, o que permitiria um melhor gerenciamento e o atendimento das demandas automaticamente”, explica Warley Vital.

Além disso, os estudantes também previram a criação de uma plataforma pra sincronização das rotas dos caminhões. “Os tripeiros teriam um aplicativo e seriam cadastradaos em uma rota específica. À medida que abastecessem as cisternas e cumprissem a meta, os dados já seriam sincronizados com o nosso sistema. Este é o grande diferencial: acabar com a espera das famílias por caminhões-pipas para abastecer suas cisternas. É um problema grave e que pode ser fatal, afinal a água é a nossa vida. Usar a tecnologia e a criatividade para resolver problemas sociais importantes é extremamente gratificante”, finaliza Vital.

FONTE: Com informações Ascom Ufa

Encontrou algum erro? Entre em contato