Dólar com. 5.0723
04 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Com 50 mil em áreas de risco, Canoas ordena evacuação de 11 bairros
19/01/2022 às 12h00

Geral

Estudantes de Contabilidade da Ufal criam ferramenta para ajudar agricultor familiar

Divulgação

Produzir alimentos com o apoio da família e, na maioria das vezes, sem nenhuma orientação técnica. Essa é a realidade de vários agricultores familiares no Brasil. As dificuldades são muitas e, mesmo com tanto esforço, a produção acaba não rendendo o quanto deveria por falta de conhecimento.

Foi uma situação como a descrita acima, constatada aqui em Alagoas, que motivou a realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Karoline Rodrigues e Alex Sandro Silva, ambos estudantes do curso de Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A dupla decidiu usar os conhecimentos contábeis para criar uma ferramenta financeira que pudesse auxiliar a produção de adubo orgânico do agricultor familiar Florisval Costa, residente no Eco Sítio Santa Rosa, situado em Craíbas, Alagoas.

"Ao conversar com o agricultor, percebemos que ele não tinha uma percepção clara sobre todos os custos envolvidos na produção do adubo orgânico. Dessa maneira, o objetivo principal do trabalho foi desenvolver uma ferramenta que o auxiliasse a mapear e a calcular os custos de produção de maneira mais precisa", explica Karoline. "Além disso, fizemos uma análise do processo de produção para adquirirmos o conhecimento sobre a rentabilidade do produto", acrescenta Alex.

Ao explicar de que modo o trabalho desenvolvido beneficiou o agricultor, Karoline e Alex destacam que ele "passou a ter uma noção mais realista dos custos de produção, além de ter acesso a sugestões de ferramentas que pudessem aperfeiçoar o negócio".

O TCC Gestão de custos na produção de adubo orgânico por um agricultor familiar, orientado  pelos docentes Carlos Everaldo e Valdemir Silva (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Feac), foi defendido no último mês de dezembro, de forma on-line. O trabalho também foi apresentado em Craíbas, na presença do agricultor, professores e outros discentes. "Precisávamos levar a ferramenta para o senhor Florisval e explicá-lo como organizar e calcular os custos da sua produção de adubo orgânico", disse Karoline.

Conhecimento para mudar a vida

A iniciativa da dupla para ajudar o produtor alagoano pode ser explicada pela experiência deles no Núcleo Interinstitucional para o Desenvolvimento Regional (Nider), um grupo que reúne professores e alunos da Ufal, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). "O objetivo do Nider é trocar saberes com os agricultores do semiárido, chegar na localidade deles para entender a dinâmica dos pequenos negócios desenvolvidos por eles e tentar contribuir para o desenvolvimento local, através do engajamento de discentes, docentes e dos próprios agricultores", afirma Karoline.

Ela conta que realizar o trabalho foi a "oportunidade de transmitir alguns dos conhecimentos adquiridos durante a graduação ao agricultor". Já para Alex, representou a possibilidade de "usar conhecimentos para ajudar e impactar a vida de outra pessoa". Ele ainda ressalta que "é muito importante para os alunos e para a universidade essa experiência de ter um contato com a comunidade, aprender sobre as dificuldades dessas pessoas e tentar usar dos conhecimentos aprendidos na sala de aula para ajudá-los".

E não foi apenas a produção do senhor Florisval a ser impactada com a realização desse trabalho. Karoline e Alex também apontam lições adquiridas durante essa experiência de pesquisa e extensão. "É gratificante saber que com empatia, solidariedade e apoio, é possível levar conhecimento técnico em uma linguagem acessível para os pequenos agricultores do semiárido", afirma ela. "Foi um trabalho bastante gratificante, além de aprendermos com nossos orientadores Carlos Everaldo e Valdemir Silva, também tivemos a oportunidade de ajudar alguém com nossos conhecimentos. Ao término desse trabalho, fiquei com a sensação de dever cumprido", comemora Alex.

Fonte: Ascom Ufal