Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

PUCRS e Unilasalle oferecem 320 bolsas integrais para licenciaturas

Publicação:

17094832 287414 GDO
Crédito: - Foto: Seduc

Estão abertas as inscrições para bolsas integrais para licenciaturas em diversas áreas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade La Salle (Unilasalle). Das 320 bolsas disponíveis, 80% serão destinadas a professores que atuam na rede pública e conveniadas, mas não possuem formação superior em nenhuma área.

A rede formada pelas Universidades Comunitárias gaúchas, juntamente com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está entre as selecionadas por meio do edital 66, do Ministério da Educação, para o incentivo à formação de professores/as da rede pública de ensino.

Modalidades de ingresso na PUCRS

Na PUCRS, serão ofertadas 80 bolsas para o curso de Pedagogia, 40 para Letras (Língua Portuguesa) e 40 para Ciências Biológicas (Licenciatura). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 15 de fevereiro, por meio do site pucrs.br/bolsaslicenciaturas.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

A divulgação dos selecionados/as na 1ª chamada ocorre no dia 23 de fevereiro e as matrículas presenciais na universidade devem ser realizadas no dia 24. O edital completo pode ser conferido neste link.

Os cursos são presenciais, contando também com disciplinas online e práticas desde o início do curso, que devem ser realizadas na rede pública ou conveniada. Todos os/as candidatos/as ao edital, no momento da matrícula, devem se comprometer a completar o curso em 4 anos.

Prova de redação online

Professores/as em serviço na rede pública de ensino e suas conveniadas que atuem na Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos deverão realizar uma prova de redação online.

A prova acontece no dia 21 de fevereiro, às 18h, com duração de uma hora. No momento da matrícula, os/as selecionados/as deverão apresentar de documento que comprove sua atuação profissional junto à rede pública e suas conveniadas.

  • O/a inscrito/a deverá acessar o sistema de realização de prova online, no mínimo, 20 minutos antes do horário programado para o início da prova;
  • O/a candidato/a deverá ter instalado, no computador em que realizará a prova, microfone e câmera habilitados para monitoramento durante todo o período do exame. A câmera e o microfone devem estar descobertos, captando claramente imagem do/a inscrito/a e o som ambiente durante a realização da prova;
  • É de responsabilidade exclusiva do/a candidato/a dispor de computador com a infraestrutura e a configuração mínimas estipuladas pelo edital de seleção e garantir a conectividade com a Internet durante toda a realização da prova.

 

Modalidades de ingresso na Universidade La Salle

Na Universidade La Salle, serão ofertadas 80 bolsas para o curso de Pedagogia e 80 para o curso de Letras (Língua Portuguesa). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 17 de janeiro e 11 de fevereiro.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Os candidatos classificados serão comunicados diretamente por telefone, e-mail, SMS e/ou WhatsApp, a partir do dia 16 de fevereiro de 2022. A matrícula será realizada do dia 17 de fevereiro de 2022 a 24 de fevereiro de 2022, com data e horário agendados, na Universidade La Salle.

Os cursos são na modalidade presencial e as aulas, realizadas no campus Canoas, iniciam no primeiro semestre de 2022. O prazo máximo para a conclusão do curso para o candidato selecionado será de até 08 (oito) semestres letivos, sendo assim, ele não poderá trancar o curso.

Prova de redação online

A prova de redação é online e pode ser agendada pelo site: https://bit.ly/bolsas-letras-e-pedagogia

Pode participar qualquer estudante com bom desempenho no ENEM, ficando estes condicionados ao compromisso de realizarem 1 (um) ano de residência docente remunerada na rede pública de ensino, ao final do curso. Também podem concorrer às bolsas professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, sem qualificação adequada. Serão priorizados os que não possuem curso superior.

 

Secretaria da Educação