Por g1 RS

Universidades gaúchas oferecem 320 bolsas integrais para novos professores

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade La Salle (Unilasalle) oferecem 320 bolsas integrais para licenciaturas em diferentes áreas.

Cerca de 80% das bolsas serão para professores que atuam na rede pública, mas não possuem formação superior em nenhuma área. O restante das vagas será oferecido para candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os processos seletivos para a concessão das bolsas ocorrerão de forma independente em cada universidade, com critérios e inscrições próprios.

A rede formada pelas Universidades Comunitárias gaúchas, juntamente com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está entre as selecionadas por meio do edital 66, do Ministério da Educação (MEC), para o incentivo à formação de professores da rede pública de ensino.

Modalidades de ingresso

Entrada do campus da PUC em Porto Alegre — Foto: Gilson Oliveira/ASCOM PUCRS

Na PUC, serão ofertadas 80 bolsas para o curso de Pedagogia, 40 para Letras (Língua Portuguesa) e 40 para Ciências Biológicas (Licenciatura). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 19 de janeiro e 15 de fevereiro, por meio do site da instituição. A divulgação dos selecionados na 1ª chamada ocorre no dia 23 de fevereiro e as matrículas presenciais na universidade devem ser realizadas no dia 24.

Os cursos são presenciais, contando também com disciplinas online e práticas desde o início do curso, que devem ser realizadas na rede pública ou conveniada. Todos os candidatos, no momento da matrícula, devem se comprometer a completar o curso em 4 anos. A PUCRS também disponibiliza aos estudantes consultoria de carreira, orientação psicossocial, escuta e acompanhamento gratuitos. Além disso, a universidade conta com programas de pesquisa e internacionalização.

Fachada do campus da Unilasalle em Canoas — Foto: Unilasalle Canoas/Divulgação

Na Unilasalle, serão ofertadas 80 bolsas para o curso de Pedagogia e 80 para o curso de Letras (Língua Portuguesa). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 17 de janeiro e 11 de fevereiro. O edital completo pode ser conferido no site da instituição. Os candidatos classificados serão comunicados diretamente por telefone, e-mail, SMS e/ou WhatsApp a partir do dia 16 de fevereiro de 2022. A matrícula poderá ser feita do dia 17 de fevereiro de 2022 até o dia 24 de fevereiro de 2022, com data e horário agendados, na Universidade La Salle.

Os cursos são na modalidade presencial e as aulas, realizadas no campus Canoas, iniciam no primeiro semestre de 2022. O prazo máximo para a conclusão do curso para o candidato selecionado será de até 08 (oito) semestres letivos, sendo assim, ele não poderá trancar o curso.

Bolsas integrais para licenciaturas na PUCRS

• Cursos: Pedagogia, Letras (Língua Portuguesa) e Ciências Biológicas (Licenciatura)
  • Público: Professores da rede pública de ensino sem formação superior e interessados que tenham realizado o ENEM entre 2012 e 2020
  • Inscrições: Gratuitas, de 19/01 a 15/02, pelo site