Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Após determinação do MEC, UFAL implementa a emissão dos diplomas digitais

Universidade é a sétima a cumprir o prazo imposto pelo Ministério da Educação

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) anunciou a implantação do diploma digital. A Instituição foi a sétima do país a cumprir a determinação do MEC, que estabeleceu como prazo final o dia 31 de dezembro de 2021.

A emissão do primeiro diploma digital aconteceu no último 30 de dezembro, no gabinete do reitor Josealdo Tonholo. O aluno Bruno Moreira Gêda, do curso de Ciência da Computação foi o primeiro estudante a receber o diploma por meios digitais. “Estou feliz por ser o primeiro a receber o diploma digital, o que considero ser um grande avanço e um marco histórico para a Ufal”, declarou o graduado.

Leia também

A implementação contou com a colaboração das equipes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), do Departamento de  Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

“A emissão dos primeiros diplomas digitais é de grande orgulho para a Universidade, já que é uma das primeiras instituições do país a implantar esse processo. Esse novo modelo vai permitir maior transparência e a disponibilidade do diploma on-line para os estudantes, que não mais precisarão autenticar o documento em cartório para qualquer comprovação em cursos de pós-graduação, por exemplo, uma vez que o novo diploma tem a certificação on-line. Basta colocar o código emitido pelo DRCA para certificar a veracidade do diploma em qualquer lugar do planeta”, comemorou o reitor Josealdo Tonholo.

Processo de solicitação continua o mesmo

De acordo com a Universidade, não houve alteração na legislação dos diplomas, apenas a regulação da emissão e registro no meio digital. Por isso, o processo para solicitar o diploma digital continua o mesmo: o aluno terá de preencher o formulário disponível no site da Ufal e fazer upload dos documentos exigidos. Após essa etapa, o DRCA começa os trâmites para expedição, registro e assinatura do diploma digital.

Com informações da assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store