Ufal oferta mais de 120 vagas em programas de pós-graduação

A Universidade Federal de Alagoas está com mais de 15 editais abertos para seleção em mestrado e doutorado nas mais diversas áreas do conhecimento. As inscrições são feitas diretamente na página do Sigaa. As matrículas serão feitas em março e os selecionados já iniciam as aulas no mês de abril.

Confira algumas datas:

– Arquitetura e Urbanismo

Com 26 vagas abertas para o mestrado, a pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo inscreve até o dia 17 de janeiro. Para concorrer, é preciso ser formado ou concluinte em Arquitetura e áreas afins. A seleção será feita com base no currículo e projeto de pesquisa dos candidatos. Das 12 vagas para o curso de doutorado, oito vagas são ofertadas como vagas gerais e quatro para o sistema de cotas.

As inscrições seguem até 17 de janeiro e os candidatos podem escolher entre as linhas de pesquisa: Temporalidade e Apropriações e Projetos e Tecnologias. A avaliação dos candidatos será feita com base no currículo e defesa do projeto de pesquisa.

– Física

O mestrado em Física inscreve até o próximo dia 16 de janeiro para preenchimento de dez vagas. Serão selecionados os candidatos com base no maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis A1 e A2 na área de Física; e maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis B1, B2, B3 e B4 na área de Física, comprovados no Curriculum Vitae.

O doutorado em Física também abre dez vagas para inscrições até o dia 16 de janeiro. Semelhante à seleção de mestrado do Programa, os candidatos serão avaliados com base no maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis A1 e A2 na área de Física, comprovados no Curriculum Vitae; e maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis B1, B2, B3 e B4 na área de Física, comprovadas no Curriculum Vitae.

– Engenharia Química

A Coordenadoria do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, do Centro de Tecnologia disponibilizou 11 vagas para o mestrado, que está com inscrições abertas até o dia 23 de janeiro. O processo seletivo será feito por análise curricular.

Já para o doutorado serão sete vagas com mesmo prazo de inscrição. A seleção levará em conta, além do currículo dos candidatos, a defesa de proposta de projeto.

– Química

O Programa de Pós-graduação em Química abriu inscrições para cinco vagas no mestrado. Os interessados devem enviar, por meio eletrônico, ficha de inscrição e documentos solicitados no edital até o dia 17 de janeiro. A seleção será feita em três etapas: Análise documental, Prova de conhecimentos específicos e análise do Currículo e histórico escolar.

Meteorologia

O processo seletivo do mestrado em Meteorologia oferta 15 vagas e está com inscrições abertas até 14 de janeiro. A área de estudo divide-se nas linhas de pesquisa Meteorologia Sinótica; Micrometeorologia; Modelagem Numérica; Poluição Atmosférica; Agrometeorologia; Sensoriamento Remoto; Meteorologia Ambiental e Aplicada; Dinâmica da Atmosfera e Modelagem Climática; e Oceanografia Física.

O candidato poderá, em uma segunda chamada, ser consultado da possibilidade de mudança de área, de acordo com a disponibilidade de vagas e com base na ordem de classificação.

Saúde da família

A Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/MPSF), em Rede Nacional, abriu, até o próximo dia 14 de fevereiro, cinco vagas para candidatos de Alagoas. O interessado em participar da seleção deverá ser portador de diploma de curso superior em Medicina, Enfermagem ou Odontologia, devidamente registrado no MEC; além de possuir registro no respectivo Conselho Regional e Federal e atender a uma das seguintes situações: ser docente da graduação e/ou residência em Medicina de Família e Comunidade ou residência multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas de ensino superior; ser preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da graduação em uma das três áreas em instituições públicas de ensino superior; ou ser profissional com atuação na Atenção Básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família e na gestão no âmbito do SUS.

– Engenharia Civil

O Processo Seletivo da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) oferta 17 vagas para o doutorado, cujas inscrições acontecem de 8 de janeiro a 9 de fevereiro. As linhas de pesquisa são: Métodos Computacionais, Pesquisa Mecânica de Materiais e de Estruturas, Novos Materiais e Materiais o Convencionais e Estruturas e Geomecânica do Petróleo. A seleção dos candidatos levará em conta a avaliação do anteprojeto de tese; avaliação do currículo Lattes; avaliação do histórico escolar da graduação; e avaliação do histórico escolar do mestrado.

Já os interessados em concorrer às 15 vagas do mestrado terão o mesmo prazo de inscrição, de 8 de janeiro a 9 de fevereiro, e serão avaliados com base na avaliação do currículo Lattes e do histórico escolar da graduação.

Doutorado em Materiais

O Programa, com área de concentração em Materiais e conceito 4 na Capes, tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento dos profissionais da área, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade para realizar atividades de pesquisas em materiais. Tendo com a linha de pesquisa Materiais Avançados. Podem se inscrever candidatos com mestrado em cursos reconhecidos pela Capes na área de Materiais e em áreas afins, tais como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. As inscrições vão até 21 de janeiro.

– Doutorado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos

Com inscrições abertas até o dia 30 deste mês, o curso tem o objetivo de formar mestres e doutores acadêmicos em Ciências Biológicas na área de Biodiversidade, com foco interdisciplinar para atuar em atividades vinculadas ao planejamento, gestão, magistério e gerenciamento da conservação e uso dos recursos vivos, em ambientes naturais ou antropizados. O PPG-Dibict conta com as seguintes linhas de pesquisa: Diversidade e Ecologia de Organismos Tropicais e Conservação e Manejo em Ecossistemas Tropicais. O edital oferta dez vagas para o doutorado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo