Dólar com. 5.1163
12/07/2022 às 11h28

Projeto Sorriso de Plantão da Ufal retoma atividades presenciais nos hospitais

Divulgação

O Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão teve suas atividades suspensas em 2020 devido a pandemia de covid-19, mas após o processo seletivo e a capacitação realizada entre os meses de junho/julho os integrantes estão prontos para iniciar o ciclo 2022/2023.

A parceria entre a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), já somam 20 anos de atividades lúdicas realizadas na capital.

O retorno está gerando muita ansiedade para os integrantes do projeto. Thaynah Lima, a drª Florescer, compartilhou um pouco sobre a sua expectativa, "É um ambiente diferente, uma equipe nova. Estou ansiosa, estou muito feliz pela nossa volta e estou contando os dias para o nosso primeiro plantão (pós pandemia)", exaltou a estudante de Enfermagem que atuará no Hospital da Criança.

O retorno será no dia 6 de Agosto. Os integrantes chegam nos hospitais às 13h para preparar a maquiagem, vestimenta e acesso aos prontuários para que todos estejam cientes sobre a patologia dos internos. Os 'plantões' iniciam pontualmente às 14h e encerram às 17h, no final, um dos integrantes é escolhido para escrever a 'Resenha do Riso', um relato de como foi a sua experiência naquele dia.

O trabalho voluntário é realizado por estudantes de graduação de diversos cursos e instituições de ensino, tendo como requisito estar devidamente matriculado na IES, cartões de vacinas atualizados e não estarem no último ano de curso.

Ao final do ciclo os alunos são certificados como monitores do projeto e com certificado de extensão de 150 horas de carga horária, emitido pela Uncisal.

O projeto

O objetivo é amenizar a dor de crianças e acompanhantes no ambiente hospitalar de cinco hospitais da cidade de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Farol) e sua mais recente adição, o Hospital da Criança.

O projeto atua sob a orientação do professor Cláudio Fernando Rodrigues Soriano e a coordenação da professora Maria Rosa da Silva. Os integrantes se caracterizam de Palhaço de Hospital e realizam visitas de cunho terapêutico em hospitais da capital, todos os sábados, auxiliando no tratamento médico hospitalar e na recuperação ao utilizar a arte do Clown, ludoterapia, interações musicais e contação de histórias.

Fonte: Ascom Ufal